A doutora em Arquitetura e Urbanismo Anelizabete Teixeira, também conhecida como Aninha Teixeira, foi uma das vencedoras do Concurso Boas Práticas 2023, que premiou as melhores ideias e projetos em gestão pública do Estado de Goiás.
O concurso, promovido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria da Administração (Sead), foi dividido entre as categorias Prêmio Iniciativa e Prêmio Destaque. Na categoria Iniciativa, concorreram projetos que apresentassem uma ideia aplicável na administração pública estadual para trazer soluções a um problema existente. Já na categoria Destaque, foram inscritos projetos que já estão em execução na administração pública estadual há pelo menos seis meses, com evidências de resultados já alcançados.
As iniciativas abordaram temas como gestão pública, inovação em serviços públicos e sustentabilidade. O projeto idealizado por Aninha, intitulado Recicla UEG, ganhou o Prêmio Iniciativa na categoria Sustentabilidade, e trata-se de uma proposta de Gestão dos Resíduos Sólidos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde ela é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo.
“O nosso projeto busca disseminar a importância da consciência ambiental nos espaços universitários e vai de encontro às metas preconizadas na Agenda 2023 e aos Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica a arquiteta, que recebeu a notícia da premiação com muita empolgação e alegria.
O projeto deverá ser coordenado pelo Núcleo de Pesquisas sobre Materiais Sustentáveis e Fibras Naturais (NUPMAT), que é vinculado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus UEG/CET. O NUPMAT, criado e coordenado por Anelizabete, desenvolve estudos na área de sustentabilidade ambiental e do ambiente construído, e busca contribuir, por meio das pesquisas, com a criação de cidades mais inclusivas, sustentáveis e justas.
Também foram premiados, na categoria Iniciativa, os projetos “Pacto pela Vida” e “Melhor Compra de Medicamentos”, propostos respectivamente por José Ricardo de Assis e Allan Andrade. No Prêmio Destaque, os vencedores foram Rafael Agostino, com o projeto “Repositório Digital de Dossiês de Posse”, Daniele do Prado, pelo “PrEP Até Você”, e Thiago da Silva, pelo “Programa Sukateck”.