Alunos goianos são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica

São duas medalhas de bronze, uma de prata e uma de ouro para estudantes do ensino fundamental

Na 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), quatro alunos da Escola Canadense de Goiânia Maple Bear serão premiados. A competição existe desde 1998 e seu foco é impulsionar o interesse de estudantes por temas relacionados ao assunto. A premiação, que acontece em outubro, concederá aos alunos Davi Medeiros e Davi Tosatti, ambos do 8° ano e com 13 anos, medalhas de bronze. Já a aluna Laura Nogueira, de 14 anos, do 9° ano, será premiada com medalha de prata e, Julia Costa, também do 9° ano e com 14 anos, receberá medalha de ouro.

No final do mês de maio, os alunos fizeram a prova realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A edição teve 1.368.964 estudantes brasileiros inscritos, vindos de mais de 12 mil instituições de ensino. Puderam participar estudantes do 1º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas. A competição de foguetes, Mostra Brasileira de Foguetes MOBFOG – realizada pelos mesmos organizadores – é permitida também para alunos do ensino superior.

De acordo com o professor de Ciências da Maple Bear Goiânia, Pedro Freitas, o desempenho dos alunos foi muito positivo, especialmente, por se tratar de uma prova escrita e sem etapas práticas, além de ter sido a primeira participação dos estudantes. “Os alunos aceitaram o desafio e, pela primeira vez, participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Estão de parabéns pela dedicação, pela vontade de aprender, e claro, pelo ótimo resultado”, completa Freitas.

Equipes de estudantes da escola também participaram da MOBFOG, em sua 16ª edição. Os alunos, que competiram no nível 3, construíram foguetes de garrafas PET – com base propelente de água e ar – e os lançaram, sob a supervisão do professor. 

Deixe um comentário