A 5° Edição do Seminário Goiano de Comunidades Negras e Povos Tradicionais acontece neste final de semana, nos dias 3 e 4 de dezembro. Com o tema “Políticas Públicas Já”, o Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás (Ceneg-GO), referência em atendimento às comunidades afrodescendentes e povos tradicionais de Goiás, discute os rumos das comunidades, a partir de 2023, na gestão do governador reeleito, Ronaldo Caiado.
De acordo com o presidente da entidade, Aluísio Black, o momento é de reflexão e de comemoração já que cada vez mais a Comunidade Negra e os Povos Tradicionais estão conquistando espaço político, socioeconômico e cultural. “Trabalhamos para a concretização dos direitos das comunidades, além de potencializar seus talentos nas mais diversas áreas”.
A Frente-Afro e o Ceneg-GO estão otimistas com os rumos das comunidades para o próximo ano, já que apoiaram a atual gestão que se comprometeu em promover novas possibilidades para a Comunidade Negra e os Povos Tradicionais. “Um dos compromissos é a criação da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial, reivindicação antiga das comunidades”, destaca Aluísio Black.
A entidade é o ponto de apoio das comunidades negras e povos tradicionais em Goiás. Uma casa de passagem, de acolhimento com justiça social, arte, cultura, educação e profissionalização. O local possui vários parceiros, como a Prefeitura de Goiânia, o Ministério Público do Trabalho-MPT, Tribunal de Justiça de Goiás-TJ/GO entre outras.
No Seminário também será feito o lançamento da comunicação Afro-brasileira no Estado, coordenada pelo Ceneg-GO e profissionais da comunicação. O objetivo é criar conteúdo e promover uma linguagem afro centrada, que seja canal de voz para o povo negro e as comunidades. A programação contará ainda com apresentações culturais, lançamento de livro, Feira Preta das comunidades e palestras. O evento é gratuito e terá transmissão on-line, nas redes sociais da entidade.
Serviço: 5° Seminário Goiano de Comunidades Negra e Povos Tradicionais
Quando: Sábado (3/12) e Domingo (04/12)
Horário: 8h às 20h (nos dois dias)
Local: CENEG-GO (Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás) – Av. Independência, Qd. 23, Lt9/E n° 41 Setor Morais – Goiânia
Contatos: Jornalista Francis Telles (62) 98582-5647/ Luzia Nachilenga / Aluísio Black Presidente CENEG-GO (62) 8416-5398 / (62) 3932-3905
Para mais informações: Ceneg-GO / Ponto de Cultura / Frente-Afro / @ceneggoias