O protetor solar ganhou status de produto indispensável de beleza e saúde para a pele. Faça chuva ou faça sol, o produto já é parte essencial dos cosméticos do dia a dia entre boa parte dos brasileiros. Isso porque a exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco para o surgimento dos cânceres de pele. Com a proximidade do verão e das altas temperaturas os cuidados se intensificam.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que até 2013, as ocorrências devem superar 500 mil novos casos de câncer, principalmente na região do Centro-Oeste, onde o risco é um dos maiores em todo o país.
A proteção solar deve ser diária, porém a maioria das pessoas só aplica o filtro solar quando estão expostas diretamente aos raios solares, durante as férias, por exemplo. Outro problema costumeiro é a preocupação somente em proteger as zonas da pele que não estão cobertas pela roupa. De acordo com dermatologistas, os tecidos comuns não previnem contra os malefícios do sol e recomendam o uso de roupas e acessórios que bloqueiam os raios ultravioletas.
Alguns desses produtos já podem ser encontrados na Farmácia Artesanal e mostram resultados efetivos porque garantem proteção permanente. São roupas, chapéus e luvas capazes de filtrar os raios UVA e UVB, além de prevenir o câncer de pele. Com essa proteção, os acessórios contribuem também para afastar os efeitos nocivos da radiação, como o aparecimento de manchas, envelhecimento precoce e queimaduras. Vale lembrar que o filtro solar deve ser utilizado nas regiões que não estão protegidas pelas roupas e acessórios com proteção especial.