Evento reunirá mais de 150 expositores entre os dias 10 e 13 de janeiro
O Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design integrado ao Fashion Rio, terá sua primeira edição entre os dias 10 e 13 de janeiro de 2010, no Cais do Porto. Mais de 150 expositores de todo o Brasil apresentarão as coleções Inverno 2010 de moda feminina, masculina, infantil, sustentável, beachwear e acessórios. Os organizadores esperam, para os três dias de evento, um público de aproximadamente três mil visitantes.
O evento receberá cerca de 450 compradores do Brasil e 50 do exterior e será realizado em paralelo aos desfiles da semana de moda. Hoje, pensamos na moda brasileira inserida no mercado global. O Rio-à-Porter contará com infra-estrutura e serviços de padrão internacional para atender expositores e compradores, diz Paulo Borges, diretor criativo do evento e CEO da Luminosidade. Os estandes estarão reunidos em um grande showroom, nos Armazéns 5 e 6, ocupando uma área total de 8.250 metros quadrados e seguindo a mesma identidade visual e o mesmo padrão de qualidade de organização do Fashion Rio.
O salão de negócios será produzido pelo Grupo Luminosidade em parceria com a Francal Feiras. Esta parceria representa a soma das experiências de duas empresas especializadas em traduzir o mundo da moda em negócios e que, efetivamente, representam o fortalecimento deste segmento, afirma Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal.
A realização do Rio-à-Porter faz parte do contrato de licenciamento firmado entre o Sistema FIRJAN e a Inbrands, em abril de 2009. O evento conta com o apoio de ABIT, Sebrae, SENAI Moda, TexBrasil, Apex-Brasil, Abest, Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Palestras – O salão de negócios vai oferecer não apenas boas oportunidades, mas também muita informação. Com o tema Brasil: Futuro, Inovação e Identidade, o evento contará com um ciclo de seis palestras com grandes nomes da moda nacional. Paulo Borges, CEO da Luminosidade, fará a primeira apresentação, O Negócio da Moda, na qual falará sobre os caminhos da construção da identidade de uma marca. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) fecha o ciclo apresentando um painel do verão 2010/2011.
Brasil: Futuro, Inovação e Identidade
10/01 9h = O Negócio da Moda Paulo Borges
Os caminhos de construção da identidade no seu negócio
10/01 10h = Tecnologia Aplicada em Inovação e Criação de Tecido e Estampas La Estampa
A importância da transformação aplicada a inovação de tecidos
11/01 9h = Sustentabilidade Instituto e – Oskar Metsavaht
A gestão da Marca Brasil na era pós-globalizada
11/01 10h = Perfil e Inspirações SENAI Moda
Referências que influenciam uma marca brasileira
12/01 9h = Painel Verão 2010/11 ABIT
Design e Informação
12/01 10h = O poder da mudança WGSN
Os caminhos e inspirações que determinam o momento da Moda
GRIFES PARTICIPANTES – Alessa, Ananda, Andrea Mader, Armadillo, Ausländer, Basthianna, British Colony, Calmoni, Cantão, Carlos Tufvesson, Cavendish, Chouchou, Civil Denin, Claudia Simões, Corporeum, Cosh, Criadores do Brasil (Falso Brilhante, T.Arrigoni, Korpusnu, Caleidoscópio), Datskat, Di Bella, Diarium, Diva Couture, Doisélles, Dress to, Eclectic, Erika Ikezili, Espaço Fashion, Etc Acessórios, Exss, Fabia Bercsek, Faven, Filhas de Gaia, Four Style, Foxton, Frente Única, Gisele Barbosa, Giulia Borges, Haes, Instituto e, King 55, Lanno, Lenny, Leonardo Chiasso, Litt, Lix, Love, Lucy in the Sky, Madame Filó, Mara Mac, Maria Bonita Extra, Melk Z-Da, Natural Cotton Color, New Order, Nica Kessler, Patachou, Patrícia Bonaldi, Philosofée por Glaucia Stanganelli, Pittonn, Raíz da Terra, R. Groove, Redley, Renata Gomes / Camila Schindler, RV Madefor, Salinas, Simone Nunes, Skunk, Squadro, Talentos do Brasil, Têca, Terra Brasil, Tessuti, Thais Leão, Think, Tidda, Ton Âge, Totem, Trettiore, Tussah, Victor Dzenk, W., Wilson Ranieri, Wöllner, Woolline, Züe.
Pólos de Moda: Campos, Fortaleza, Minas Gerais, Niterói, Nova Friburgo, Pará, Paraíba, Paraná, Petrópolis, Pólo de Acessórios, Pólo Jóia Carioca, São Cristóvão, São Gonçalo, Senai Moda, Sindicato Calçados e Acessórios, Sindiroupas, Sinditêxtil, Sul Fluminense.
Projetos: Brasil Social Chic, Empreendedorismo Social.