Inaugurado em agosto de 2012, o Núcleo de Inovação Natura Amazônia tem como missão estimular a formação de uma extensa rede de pesquisas, envolvendo instituições de ciência e tecnologia locais, nacionais e internacionais. Com a meta de desenvolver conhecimento “na” Amazônia, “sobre” a Amazônia e “para” a Amazônia, a empresa pretende gerar novas demandas e oportunidades de trabalho para os pesquisadores locais.
As ações de fomento à pesquisa terão foco nos seguintes temas de interesse: Cultura e sociedade; Conservação e biodiversidade; Florestas e agricultura; e Design de produtos e processos. Até 2020, a empresa pretende envolver cerca de mil pesquisadores em rede, entre colaboradores Natura e membros de instituições de ciência e tecnologia.
O espaço ocupa um andar do Edifício Celebration Smart Offices, no Conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças.
Design colaborativo
O projeto arquitetônico do Núcleo de Inovação da Natura em Manaus nasceu em um exercício de codesign, que envolveu representantes da sociedade amazonense, colaboradores Natura, parceiros e representantes locais, de 19 a 21 de setembro do ano passado. Durante a atividade, os participantes fizeram o reconhecimento do espaço, tiveram momentos de inspiração na natureza, com visita ao Parque do Mindu (região florestal dentro da área urbana de Manaus), participaram de dinâmicas de interação e opinaram sobre quais requisitos deveriam ser contemplados para compor um ambiente agradável, inspirador, produtivo e inovador.
Valorizando a mão de obra local, todo o mobiliário do Núcleo foi produzido por um artesão que trabalha no polo moveleiro de Presidente Figueiredo (AM). Com design moderno e formas inspiradas na natureza, as peças foram trabalhadas com a técnica de marchetaria, mantendo as cores originais das madeiras da região, que possuem origem legal comprovada.