Clima quente, poluição e exageros na alimentação são alguns dos fatores que estimulam a produção de gordura pelo organismo. “A pele do homem normalmente é mais oleosa por ser áspera, pelos folículos da barba, que produzem gordura, e pelos próprios hormônios”, explica a dermatologista Sylvia Ypiranga, da Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo. Não abusar no consumo de alimentos calóricos (queijos e bebidas alcoólicas) e manter a pela hidratada e limpa costuma controlar o problema. Veja as dicas e dedique alguns minutos do dia ao seu rosto. Vale a pena.
Trate-se bem
• O suor e o óleo produzidos pelo organismo ajudam na impermeabilização e protegem a pele. Não tente eliminá-los totalmente. Lavar o rosto duas vezes por dia é suficiente. “Se lavar várias vezes, o organismo vai entender que a pele está desidratada e, como consequência, produzirá ainda mais óleo”, explica Sylvia.
• Use produtos específicos para o rosto. O normal é fazer uma lavagem, aplicar uma loção adstringente e depois hidratar. “A pele desidratada fica amarelada e sem elasticidade”, diz Sylvia. Há vários hidratantes oil free. Consulte um dermatologista para obter a indicação dos melhores produtos para o seu tipo de pele.
• Não pense que se livrou do protetor solar. Ele é indispensável.
• Para evitar a formação de espinhas, além de controlar a produção de óleo, é importante também eliminar os cravos, que devem ser retirados por esteticistas, para não inflamarem.
Fonte: Alpha