Entre os dias 7 e 12 de janeiro, a 12ª edição do Fashion Rio inaugura o calendário da moda no Brasil e no mundo, com o tema tecnologia e inovação. O Evento Oficial da Moda Brasileira no Rio de Janeiro, realizado pelo Sistema FIRJAN, destaca a importância de se aliar design à tecnologia. Pelas passarelas da Marina da Glória e em cartões-postais da cidade, desfilam as coleções outono/inverno 2008.
A moda do Rio é um exemplo perfeito de criatividade e inovação. As pequenas confecções se organizam em pólos para vencer as dificuldades e encontrar soluções comuns; o artesanato regional se integra à produção, conferindo identidade e qualidade aos produtos do Rio. O papel do Sistema FIRJAN é estimular e apoiar estas ações e promover a moda do Rio diz o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
Eloysa Simão, idealizadora e coordenadora do Fashion Rio, lembra que, durante várias edições, o Fashion Rio levantou a bandeira da combinação do artesanato e de nossas raízes culturais com o design internacional, para a construção de um produto diferenciado brasileiro.
Agora, vamos falar de tecnologia porque, ao contrário do que muitos pensam, o casamento do artesanal com o tecnológico é possível e estará na ordem do dia afirma Eloysa.
Para construir a identidade visual do evento, criou-se um curioso jogo de diferentes perspectivas e ângulos de visão. Alinhados com o conceito high tech, desenhos lembram pixels e se transformam em imagens definidas na medida em que as pessoas se distanciam dos painéis.
Nessa edição, duas estréias mostram que moda e responsabilidade social têm tudo a ver, levando o trabalho artesanal feito em comunidades carentes à passarela: a brasiliense Apoena, da ONG Instituto Proeza, entre as grifes principais; e a AcomB, marca da ONG Ação Comunitária do Brasil/RJ que será lançada durante o Fashion Rio.
No time das grifes principais, também desfila pela primeira vez o capixaba Ivan Aguilar. Giulia Borges e Homem de Barro estréiam entre os novos designers. Eles se juntam a Luciana Galeão e Carol Rossato, que se reapresentam no evento entre as novas promessas da moda. O evento conta, ainda, com a participação especial da Coca-Cola Clothing, marca do grupo AMC Têxtil.