A exposição fica dentro de vagões de trem estilizados, que ocupam 100 metros de trilhos. Em um deles é possível, por exemplo, sentir o cheiro das florestas da Amazônia. Uma nova opção de lazer, cultura e educação para milhões de turistas que visitam a cidade todos os anos.
O Boticário inaugurou no dia 10 de fevereiro em São Paulo, uma nova opção para os milhões de turistas que visitam a maior cidade do Brasil todos os anos. Trata-se de uma unidade do espaço Estação Natureza, nos mesmos moldes já implantados nas cidades de Curitiba-PR (2001) e Corumbá-MS (2006). O projeto, desenvolvido em conjunto com a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, é uma exposição permanente que mostra as belezas naturais do Brasil de forma lúdica e interativa, proporcionando ao visitante a vivência da realidade de cada lugar por meio dos sentidos, incluindo simulação de temperatura, cheiros, projeções de imagens, modelos de animais e plantas e painéis fotográficos.
A novidade foi instalada no bairro da Lapa, dentro de cinco vagões de trem, distribuídos em 100 metros de trilhos, em uma área total de 240 m² na plataforma de entrada da Estação Ciência da USP, instituição parceira no projeto. “O objetivo é sensibilizar a população, chamando a atenção para a importância da conservação da natureza brasileira, de uma forma educativa e motivadora”, diz Malu Nunes, diretora executiva da Fundação O Boticário.
“É um orgulho difundir as belezas naturais e ter a oportunidade de sugerir soluções para deixar o mundo mais belo, por meio da educação ambiental para a conservação da natureza”, reforça Miguel Krigsner, fundador do Boticário e presidente do Conselho de Administração da empresa.
De acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa oficial de promoção turística e eventos do município, no ano de 2008, 11 milhões pessoas visitaram a capital paulista, sendo 85% de brasileiros vindos de diversas regiões.
Além do Boticário, a iniciativa conta com outros patrocinadores como IFF International Flavors and Fragrances e Itaú BBA. A Estação Natureza São Paulo tem, ainda, a colaboração da Steel Frame do Brasil e apoio do Ministério da Cultura Lei de Incentivo à Cultura.