Da pintura dos papéis para os rostos

Kim Santiago – “A gente colhe o que planta”.
Por Geovane Gomes
De Joaquim para apenas Kim. O cabeleireiro e maquiador que se tornou referência no universo da moda goiana, nunca deixou de lado as brincadeiras de criança. O amor pelo desenho e a pintura saíram dos papéis e chegaram aos rostos dos clientes. Para conseguir uma bolsa na faculdade ele não se limitou a face, e passou a pintar todo o corpo. Hoje, o maquiador viaja o Brasil e o mundo em busca de novidades na pintura corporal. Quando não está trabalhando ele se dedica a família, o seu porto seguro como ele define. Kim Santiago é um homem que se relaciona bem com todos, e busca a cada dia ser melhor do já foi. E o sonho deste homem batalhador? Essa curiosidade você confere na entrevista abaixo:
Nome completo: Joaquim Felipe Santiago
Nascido em: Araguari – MG
Profissão: Cabeleireiro e maquiador
Formação acadêmica: Pós-graduado em beleza e docência pela UEG
Quando você percebeu que sua paixão era a maquiagem?
Desde criança já gostava de desenho, pintava quadros, camisetas e tudo que se relacionasse com arte. Quando sai de casa aos 18 anos os desenhos não eram suficientes para me manter, então comecei a trabalhar no salão de uma amiga como auxiliar, e sem grandes pretensões comecei a maquiar as clientes do salão dela, e foi um sucesso. Comecei então a me aprimorar na arte do embelezamento e nunca mais parei. Arte e Beleza andam lado a lado.
Quais eram suas referências?
Na época, década de 80 para 90, as maquiagens e cabelos eram extravagantes, no melhor estilo Cindy Lauper e Madonna, e eu ficava alucinado com as cores e formas usadas nos clips dessas duas divas. Me empolgava e colocava mão na massa no salão tentando fazer o mesmo look nas clientes mais descoladas, e devido à excentricidade do meu trabalho, sempre me destacava.
Você tem uma carreira de mais de 25 anos e acompanhou várias tendências. Em relação a cabelo e maquiagem o que nunca sai de moda?
O que nunca sai de moda é o bom senso. É como diz aquele ditado: “Você pode tudo, mas nem tudo lhe convém”, ou seja, a escolha certa para a pessoa certa. Mesmo a moda atual sendo tão eclética devemos sempre pentear e maquiar de acordo com o estilo de vida e personalidade da pessoa.
Qual o maior erro que uma mulher pode cometer em uma maquiagem?
São vários erros cometidos na maquiagem, vou citar os que considero mais comprometedores: a base com textura grossa, a base muito clara, o corretivo em excesso e o pó facial em cima das rugas. Esses erros são grotescos e não cometê-los já é um bom começo para uma boa maquiagem.
Depois de maquiar rostos surgiu a oportunidade de fazer a pintura corporal. Como você aceitou essa proposta?
Como disse, antes de ser maquiador já era artista plástico o que favoreceu muito o meu ingresso no mundo da maquiagem artística. Tudo começou em 2002 quando estava cursando Direito na PUC e abriram inscrições para atores do grupo de teatro da Católica, os quais, sendo selecionados ganhariam bolsa. Como sou péssimo ator , me ofereci como maquiador do grupo, não deu outra, passei no teste e comecei a maquiar para todas as peças da PUC nas quais tive que fazer todo tipo de maquiagem artística, inclusive corporal. Desde então, nunca mais parei, correndo atrás de vários cursos no Brasil e exterior.
Qual a maior dificuldade?
No Brasil a maior dificuldade é achar produtos de qualidade e pessoas dispostas a se deixarem maquiar seminuas.
Qual a pintura mais difícil de fazer?
Para o artista de verdade não existe pintura corporal difícil, existe sim as dificuldades que relatei na questão anterior.
Fora dos salões quem é o Kim Santiago?
Uma pessoa de bem com a vida, que se relaciona muito bem com todos. Que adora dançar, ir ao cinema bem acompanhado e os encontros familiares. Fiel aos princípios morais e profissionais dentro e fora do trabalho.
Complete a frase: Uma mulher pode sair de casa de cara lavada, mas tem que usar pelo menos… um rímel e um batom.
Com poucas palavras diga o que significa pra você:
Sonho: Tirar férias de 30 dias.
Família: Base de tudo. Porto Seguro.
Moda: Efémera, porém essencial.
Dinheiro: Alavanca do mundo. Um mal necessário.
Medo: Da morte de pessoas que amo.
Futuro: Ser melhor que hoje em todos os sentidos.

Deixe um comentário