O cabelo ficou verde? Calma, este problema tem solução. Segundo o hairstylist Pedro Paulo Marques, do Pedro Paulo Cabeleireiros (RJ), os fios ficam pode ficar esverdeados por dois motivos. O primeiro é o uso de tintura não adequada e o “verde” deve ser eliminado com a aplicação de outra coloração em tom quente. “O melhor tom para a correção do resultado vai depender da cor da haste capilar e o estado dos cabelos”. A outra vilã desta história é a piscina. “O culpado não é o cloro, e sim o cobre, que também é usado para tratar a água”, conta. “Esse elemento químico liga-se à queratina do fio, podendo deixar o fio verde, seja nos cabelos loiros naturais ou tingidos”. Para combater esse resultado indesejado causado pela piscina, Pedro Paulo dá algumas dicas para quem precisa resolver a situação em casa rapidamente ou vai até o salão:
No salão: O tratamento é à base de coloração. “Neste caso, uso tons quentes como os alaranjados e dourados. Após o tempo de pausa, lavo o cabelo com shampoo neutro e em seguida aplico um cosmético próprio para ser usado após a coloração para reestabelecer o pH e ajudar a bloquear a oxidação, além de evitar o desbotamento do fio. Para a cliente continuar o tratamento em casa, indico os produtos específicos para cabelos tingidos com formulação que proporcione brilho intenso ao cabelo. Sempre indico cosméticos de marcas reconhecidas no mercado”.
Em casa: a mulher pode aplicar leite no cabelo, deixando os fios bem encharcados. Dê uma pausa de 10 minutos, retire o excesso de leite com pente e repita a operação até eliminar o verde. “Se persistir o tom esverdeado, deve-se realizar o processo por mais alguns dias. Isso vai depender de cada tipo de cabelo. Mas, para evitar esse transtorno, aconselho aplicar um leave-in próprio para banhos de piscina e mar, porque eles ajudam a proteger os fios”, finaliza Pedro Paulo.
Pedro Paulo Cabeleireiros
Rua Carlos Góis, 234 – Lj D – Leblon – RJ/RJ – (21) 2239-4649
www.salaopedropaulo.com.br