Chocolate para pele e cabelos uma combinação perfeita

Há alguns anos as empresas de produtos cosméticos têm lançado no mercado, produtos à base de chocolate com o intuito de tratar e embelezar a pele e os cabelos. O chocolate é rico em vitaminas A, E e C, além de minerais, entre eles o ferro. Também apresenta elevadas concentrações de antioxidantes, além de um óleo bom, conhecido como ácido oléico. Por conta destes componentes, não é raro termos benefícios de hidratação, preventivos do estresse e do envelhecimento da pele e cabelos

Receitas caseiras

O que muitos não sabem é que o chocolate não precisa estar em cosméticos para usufruirmos seus benefícios. Receitas caseiras podem muito bem promover melhorias estéticas para aquela que, além de gostar do chocolate como alimento, deseja ficar mais bonita.

Com a chegada da Páscoa e a lembrança de que o chocolate é muito consumido neste período do ano, oferecemos algumas dicas para cuidados da pele e dos cabelos, caso resolva fazer receitas caseiras com aquele pedaço de ovo que sobrar. Você pode fazer máscaras faciais ou capilares com chocolate fundido e acrescido de leite integral, iogurte ou óleos essenciais como os de abacate, amêndoas e até mesmo o de oliva.

A sugestão é que uma vez derretido o chocolate seja acrescido de um ou mais destes produtos de acordo com as necessidades da pele ou cabelos e, quando atingir uma temperatura morna seja aplicado deixando agir por 10 a 15 minutos antes de ser retirado.

Quando misturado com iogurte ou leite integral os objetivos são a hidratação profunda e redução do estresse da pele e/ou cabelos. Quando misturados aos óleos de abacate ou amêndoas, é hidratação prolongada e efeitos antienvelhecimento. Quando acrescido ao óleo de oliva, os benefícios são maiores no que diz respeito aos efeitos anti-radicais livres e, conseqüentemente, antienvelhecimento que promovem.

As mascaras citadas devem ser aplicadas 2x por semana e no caso dos cabelos, poderão ser utilizadas com touca (não há necessidade de ser touca térmica, pode ser touca plástica mesmo).

É importante saber também que o chocolate com melhores propriedades cosméticas é o amargo ou meio amargo, sendo que o ao leite e o branco são de baixo efeito benéfico para a pele. Os resultados falarão por si mesmos, e a prova de que o chocolate pode ser bom para a estética ficará na pele e nos cabelos.

Dr. Ademir Jr. (CRM 92.693) é médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Assistência a Problemas Capilares – GAPCA e Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos – GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz – SP/SP. Autor dos Livros: “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus.

Deixe um comentário