A 17ª edição da Mostra O Amor, a Morte e as Paixões será realizada entre os dias 8 e 22 de abril, no Cinex, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e terá como principal novidade a gratuidade total de sua programação. O evento reúne mais de 60 filmes e amplia sua proposta ao integrar cinema, música, literatura e debates em uma experiência cultural única.
Consolidada como um dos principais encontros dedicados ao cinema autoral no Brasil, a mostra reforça seu papel como plataforma de difusão cultural ao conectar diferentes linguagens artísticas. A proposta vai além das exibições e se posiciona como espaço de reflexão, formação de público e ampliação do acesso à cultura.
De acordo com o realizador Gerson Santos, a decisão de tornar o evento gratuito busca democratizar ainda mais o acesso. Ele afirma que a medida permite alcançar novos públicos e ampliar o impacto das discussões propostas pela programação.
Convergência de linguagens
A edição deste ano reforça a ideia do cinema como resultado da convergência entre diferentes expressões artísticas. Música, literatura e pensamento crítico deixam de ocupar espaços paralelos e passam a integrar o núcleo da experiência cinematográfica. Sob curadoria de Lisandro Nogueira, a programação reúne debates com jovens críticos, psicanalistas, professores e escritores, além de lançamentos de livros e apresentações musicais. A proposta é ampliar o diálogo entre as artes e aprofundar a relação do público com o audiovisual.
A curadoria mantém o compromisso de apresentar produções de destaque do circuito internacional, com filmes exibidos e premiados em festivais como Cannes, Berlim, Veneza, Sundance, São Paulo e Rio de Janeiro. A produção nacional também ganha espaço, com a estreia de cinco longas-metragens goianos e uma mostra dedicada a curtas de realizadores do estado, valorizando o cenário audiovisual local.
A vida como tema
A ambientação da mostra propõe uma imersão na brasilidade, com referências visuais e simbólicas a diferentes regiões do país. A escolha dialoga com o tema central desta edição — a defesa da vida — e reforça a proposta de promover conexões humanas e culturais em um contexto de transformações sociais.
Os ingressos para as sessões de cinema poderão ser retirados gratuitamente uma hora antes de cada exibição. As demais atividades estarão sujeitas à lotação dos espaços. Realizada há mais de duas décadas, a Mostra O Amor, a Morte e as Paixões nasceu com o objetivo de apresentar produções fora do circuito comercial e, ao longo dos anos, se consolidou como um espaço de formação e debate.
A 17ª edição conta com parcerias do Sesc e da Saneago, além de apoio cultural do Grupo Jaime Câmara e do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg). Os títulos e horários ainda não foram divulgados. Mais informações na página da mostra no Instagram: @mostraamp.
Serviço: Mostra O Amor, a Morte e as Paixões
Quando: de 8 a 22 de abril
Onde: Cinex, no Centro Cultural Oscar Niemeyer














