Adan Neto
A manhã desta segunda-feira (27) marcou o início da semana de Alta-Costura 2025. Os desfiles de Verão contam com coleções exuberantes e artísticas, apresentando conceitos e peças que fogem da perspectiva comercial das tradicionais fashion weeks.
O evento é considerado um dos mais exclusivos e prestigiados da moda. Para integrar o line-up oficial, as marcas devem atender a critérios rigorosos, como manter ateliês em locais estratégicos de Paris, empregar mão de obra artesanal, contar com pelo menos 15 profissionais na equipe e realizar provas frequentes das peças.
As coleções apresentadas são destinadas a clientes exclusivos ou colecionadores. Nesta edição, a Valentino estreará a direção criativa de Alessandro Michele. Já a Chanel manterá sua tradição com coleções assinadas pelo time criativo da maison. O Brasil estará representado no encerramento da Haute Couture, na quinta-feira (30), com a participação do estilista Gustavo Silvestre na criação da Germanier, grife francesa conhecida por unir tecnologia e glamour.
A abertura do evento contou com o desfile da Schiaparelli, uma das marcas mais aguardadas da temporada por suas criações impactantes. Christian Dior, Maison pioneira da Alta-Costura francesa, também se destacou no primeiro dia. Confira os principais destaques do dia:
Schiaparelli
O diretor criativo Daniel Roseberry trouxe uma atmosfera ilusionista às passarelas. Desta vez, as criações apostaram em silhuetas marcadas, com ênfase na cintura. Corsets conferiram o formato ampulheta às modelos, enquanto a região do quadril ganhou volume, destacando as curvas.
Com uma paleta de cores neutras e um mix de texturas que incluíram plumas, bordados, pérolas e tule, a coleção combinou elementos barrocos e modernos. As peças foram complementadas por estruturas tridimensionais, reforçando a singularidade das criações.

Christian Dior
Em um cenário floral e vibrante, a coleção Primavera/Verão 2025 da Dior foi apresentada sob o tema “As flores que cultivamos”. A diretora criativa Maria Grazia Chiuri explorou a delicadeza por meio de bordados, rendas, plissados e modelagens que reproduzem botões de flores.
As roupas, em contraste com o cenário, levaram os convidados a um universo encantado, em que a beleza e a delicadeza reinam.
