Pequeno é uma coisa muito relativa, concordam ? Quem mora em um palácio acha um apartamento de 300 metros quadrados um ovo. E quem mora neste apartamento acha impossível ter uma sala de estar 12 metros quadrados! Qualquer coisa é considerada pequena quando relacionada à outra coisa. No caso da decoração de ambientes, o que se relaciona ao tamanho do espaço para concluir que ele é pequeno são:
* As atividades que serão exercidas no espaço: Quanto maior o número de atividades diferentes, maior deve ser o espaço: Se você deseja ou precisa que a sala tenha ambiente de estar e jantar ela é “menor” quando comparada à mesma sala se ela for usada somente como sala de estar.
*A quantidade de aberturas e detalhes arquitetônicos (portas, janelas, colunas, desníveis de parede, etc) que o ambiente tem: Estes elementos ocupam espaços! Imagine aquele sofá de 3 metros na sala 4×5 onde todas as paredes tem janelas, portas e reentrâncias: Fica muito mais difícil posicioná-lo, talvez impossível ! Além disso, portas, principalmente quando tem cores diferentes das paredes e escuras são, visualmente, como um armário de 0,80 x 2,10 m !
*A quantidade e tonalidade das cores: As cores modificam a noção do tamanho do ambiente. Cores escuras e fortes precisam de “espaço” maior que as cores claras e neutras. Estampas pedem tbém mais “espaço” que cores únicas. Este “espaço” pode ser na metragem do ambiente ou em paredes e outros elementos em cores claras.
*A quantidade e volume das texturas: Quando você usa texturas, seja em paredes, detalhes de móveis, revestimentos ou tecidos, você pode acrescentar a informação. E todo acréscimo de informação necessita de espaço.