O Boticário confirma crescimento de 20,2% em 2009

Empresa registra faturamento de R$ 1,25 bilhão e cria Grupo Boticário

No dia em que completa 33 anos (22/03), o Boticário anuncia que registrou em 2009 um faturamento de R$ 1,25 bilhão, valor 20,2% maior do que o registrado em 2008 (R$ 1,04 bilhão). Com o resultado, a empresa confirma a previsão anunciada em dezembro do ano passado e também ultrapassa em quatro pontos percentuais a meta estabelecida pela empresa para 2009 (16%).

O balanço positivo ainda inclui a expansão da rede de lojas pelo País acima do previsto. A meta de abertura de novas lojas em 2009 foi superada em 80%, fechando o ano com 2.840 lojas. O faturamento da rede em 2009 alcançou R$ 3,5 bilhões contra R$ 2,8 bilhões registrados em 2008. Já a fábrica, localizada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), fechou o ano com 104 milhões de unidades produzidas. Em 2008, a produção total chegou a 91,7 milhões de unidades.

A crise econômica mundial (iniciada em setembro de 2008) não desacelerou o ritmo do Boticário e a empresa manteve os investimentos em 2009. Ao todo, foram quase R$ 150 milhões investidos em um novo Centro de Distribuição – em Registro, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo -, na ampliação da fábrica, em novos produtos, tecnologia da informação, recursos humanos, pesquisa e inovação e infra-estrutura.

Para 2010, a previsão é de que o Boticário mantenha o ritmo de crescimento e investimentos. Cerca de R$ 70 milhões serão aplicados na continuidade dos projetos iniciados no ano passado (relacionados acima). Além disso, aproximadamente R$ 60 milhões serão investidos na renovação do patrocínio do Fantástico, programa semanal transmitido pela Rede Globo.

Grupo Boticário

Com objetivo de atuar de forma estruturada em um cenário de mercado competitivo e de oportunidades, a empresa também anuncia a criação do Grupo Boticário, holding que atuará com diversos negócios, de acordo com as oportunidades que surgirem. O Grupo nasce com duas unidades de negócios: O Boticário, maior rede de franquias e cosméticos do mundo; e GKDS, responsável pela prospecção, identificação e desenvolvimento de novos negócios para o Grupo.

O Grupo Boticário conta com um Conselho de Administração, que tem como presidente Miguel Krigsner, fundador do Boticário. Entre outras atribuições, o Conselho conduzirá a definição das estratégias e rumos dos negócios. Já a presidência executiva do Grupo será conduzida por Artur Grynbaum.

“A criação do Grupo Boticário consolida mais uma etapa da implantação da Governança Corporativa, que iniciamos há mais de sete anos. E nos prepara para os desafios e oportunidades que o mercado trará nos próximos anos”, comenta Grynbaum. O executivo explica ainda que o Brasil possui grande potencial mercadológico e, por isso, o Grupo quer participar de forma relevante no crescimento forte e sustentável do País.

Logomarca

O Grupo Boticário nasce com uma logomarca própria, que herda os principais valores conquistados pelo Boticário ao longo de 33 anos de história – inovação, valorização das pessoas e das relações, conduta íntegra, espírito empreendedor e responsabilidade sócio-ambiental.

A logomarca acima retrata o posicionamento do Grupo. A espiral representa o movimento contínuo em direção ao futuro; a tipografia mostra a clareza, simplicidade e modernidade; e as cores variadas e vibrantes mostram o universo plural que compõe o Grupo, intercaladas com a transparência, que revela a forma de gestão. A partir desta terça-feira (23/03), vai ao ar o site do Grupo Boticário– www.grupoboticario.com.br.

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