Fashion Rio – Mistura que deu certo

Com o tema Rio, olímpico e maravilhoso, 16ª edição do Fashion Rio chega ao fim com mais de 80 mil visitantes

A 16ª edição do Fashion Rio terminou nesta quarta-feira, dia 13, mostrando que moda e negócios podem caminhar juntos e fazer muito sucesso. Cerca de 85 mil pessoas passaram pelos armazéns do Cais do Porto nos seis dias do evento, que teve como tema o “Rio, olímpico e maravilhoso”. Vinte e sete grifes desfilaram os principais lançamentos para o Inverno 2010.

Na coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, Paulo Borges, presidente da Luminosidade, empresa organizadora do evento, adiantou seus planos para a próxima edição: “Vamos ocupar do armazém 1 ao 6. O legado que o evento deixa para a cidade são armazéns completamente reformados, contribuindo com o processo de revitalização da zona portuária e cumprindo os objetivos de convergência da moda com as necessidades do Rio de Janeiro. Na edição de verão, vamos falar sobre os 100 anos dos armazéns do Cais do Porto”.

A temporada foi aberta na sexta-feira, dia 8, pela Aüslander, que levou para a passarela suas criações e teve como principal atração o ator Rodrigo Santoro. Quem fechou a semana de moda carioca foi a sempre bem-humorada Alessa. A aposta da estilista foi em peças com temas musicais. Além disso, seis marcas debutaram no Fashion Rio: Andréa Marques; R. Groove; Nica Kessler; a grife de acessórios New Order; a mineira Patachou e o estilista brasileiro radicado em Londres Lucas Nascimento.

O tema que inspirou esta edição foram as Olimpíadas de 2016. Um dos destaques foi a exposição Hoje Mais Sete. Fotos de Gabriel Mendes mostraram, nas paredes externas dos armazéns, como anônimos, famosos e atletas estão se preparando para receber os Jogos daqui a sete anos.

Outras atrações além dos desfiles foram a exposição de fotos do estilista Oscar Metsavaht, que apresentou seu ponto de vista sobre Ipanema, e a instalação de bandeirolas cariocas no teto do Armazém 2. A obra foi criação de Anna Dantas e Carô Veiga a convite da diretora de arte do Fashion Rio Mari Stockler.

O Fashion Rio também foi palco do início do projeto do filme “Rio, eu te amo”, da franquia “Cities of Love”, que será filmado em 2010. Declarações de amor à Cidade Maravilhosa foram recolhidas em diversos bairros e exibidas no Cais do Porto.

O Fashion Rio e o Rio-à-porter – salão de negócios oficial do evento – foram realizados entre os armazéns 2 e 6 do Cais do Porto, com investimentos acima de R$ 11 milhões.

Rio-à-porter:

A 15ª edição do salão de negócios do Fashion Rio – realizada pela primeira vez com o nome de Rio-à-porter, movimentou R$526 milhões em negócios – um crescimento de 40% em relação à ultima edição –, sendo U$18,5 milhões em exportações. 450 compradores nacionais e outros 30 de países como Líbano, Austrália, Inglaterra, Grécia, China, França, Itália e Espanha passaram pelos estandes de 169 expositores.

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