Sempre a procura de novos desafios, a arquiteta e designer Tânia Franco chega a Brasília para participar da Casa Cor 2010 e mostrar para os brasilienses os trabalhos que vem realizando ao longo dos seus 25 anos de experiência profissional
A arquiteta e designer de interiores Tânia Franco está sempre em busca de novos desafios. Para ela, o novo é a força motivadora de sua vida. Justamente por isso, esta profissional, com 25 anos de experiência, iniciada em Belo Horizonte, resolveu sair de Goiânia e vir para Brasília para dar continuidade a sua carreira.
Reconhecida nacionalmente, a arquiteta já fez vários trabalhos nas áreas hospitalar, empresarial e residencial. Tânia Franco tem trabalhos em condomínios residenciais, empresas, clínicas odontológicas e psicológicas. Sou apaixonada pelo que faço, por isso, me envolvo em vários trabalhos, revela a profissional.
Sua chegada em Brasília será marcada pela participação na Casa Cor 2010. Seu espaço será o Lúcio Costa Café, idealizado por ela e pelo arquiteto William Hanna – adaptado às necessidades da La Boulangerie -, em homenagem ao arquiteto e aos 50 anos de Brasília. Todo o trabalho foi feito baseado no estilo modernista, principal característica de Lúcio Costa, explica a arquiteta.
O café terá 180 m² e contará com telão de automação, área para fumantes, jardim vertical e espaço para degustação das delícias do La Boulangerie. O ambiente será decorado com obras de Athos Bulcão e Lúcio Costa. Segundo Tânia Franco, o Lúcio Costa Café foi planejado para proporcionar, principalmente, conforto e prazer aos visitantes.
Participar da Casa Cor é um presente, pois terei a oportunidade de homenagear Lúcio Costa, além de ter a chance de mostrar o meu trabalho para os brasilienses. Afinal, o espaço na Casa Cor permite que o profissional mostre a sua capacidade de projetar e o conceito com o qual trabalha, esclarece.
Mercado de trabalho Para Tânia, Brasília tem mercado para todos. O setor está bastante aquecido, pois os profissionais podem explorar os diversos direcionamentos que a carreira oferece. O crescimento da construção civil também é outro fator que permite a abertura de portas para arquitetos, designers e engenheiros, sinaliza Tânia Franco.
Entretanto, a arquiteta acredita que cada profissional deve ter um diferencial. Enquanto arquitetos, devemos identificar o estilo do cliente, entender seu desejo e conceituar o projeto. Cada ambiente deve ser marcado pela personalidade do cliente, acrescenta.
A profissional explica que, em uma obra, o arquiteto projeta o espaço e dá forma e funcionalidade ao ambiente. O designer vem para somar o trabalho do outro, levando beleza e conforto ao espaço. Dentro de uma obra, é fundamental a presença do arquiteto, engenheiro e designer.
Para o futuro, Tânia Franco tem boas expectativas, pois mesmo com excelentes profissionais, já presentes no mercado local, sempre há espaço para a chegada de novos especialistas. Tenho necessidade do novo e Brasília é inspiradora para novas idéias, afirma a arquiteta e design.
Obras Tânia Franco já marcou presença na Casa Cor, em Goiânia, nos anos de 2005, com o Lavabo; e em 2008, com o Banheiro Público Feminino. Este ano, já participou do Morar Mais o chique que cabe no bolso edição Goiás 2010, com a Cozinha Dellanno. Ela, juntamente com o arquiteto William Hanna, é autora de centenas de obras residenciais, comerciais e industriais, nas áreas de arquitetura, interiores e design de mobiliário.
Sobre Tânia Franco Com 25 anos de profissão, Tânia Franco é mineira e formada em Biologia, Design de Interiores e Arquitetura. Em Goiânia, era integrante do escritório franco & hanna arquitetura e interiores. Seu portifólio inclui participações nas mostras Casa Cor e Morar Mais. Este ano, participa da Casa Cor 2010 – Brasília com o espaço Lúcio Costa Café.