Nesta quinta-feira (11), foi lançada em Goiânia a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana. Com o tema futuro e sustentabilidade, o evento está programado para acontecer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) em parceria com o Governo do Estado de Goiás e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entre outros, o evento tem o objetivo de fortalecer os negócios da moda goiana e consolidar Goiás como um importante polo criador de moda no país.
No lançamento, a presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, destacou que esta edição da Semana da Moda vai focar em causas sociais e citou a presença da comitiva de vários países que participarão da Amarê.
“Vários estados brasileiros também vão participar. O governo de Goiás está incentivando a qualificação profissional em diversas cidades do interior, gerando emprego e renda nas mais diferentes regiões goianas. Com isso, Goiás está se colocando no mercado da moda, o que é importante para a economia do estado e para todas as pessoas”, disse Gracinha.
O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, afirmou que a Amarê Fashion tem o propósito de fortalecer o mercado de moda. “O evento vem com o propósito de juntar os atores da moda goiana. Teremos um público muito maior nesta edição de 2023. Vamos ter palestras e uma diversidade de público que vai trabalhar diversos assuntos”, disse Neto, ressaltando que Goiás é o segundo maior polo de comercialização de moda do país.
“Se você quiser andar na Amarê Fashion e se encantar pelo mercado da moda, você vai encontrar como trabalhar. Se você é vulnerável, nós vamos trabalhar com crédito social, com bolsa qualificação. Se você quer investir na moda, temos crédito FCO”, explicou César Augusto Sotkeviciene Moura, que está à frente da Secretaria da Retomada no governo de Goiás.
Sustentabilidade e causas sociais
Além de desfiles, exposições, rodas de negócios, palestras, talks e atrações artísticas, a Semana de Moda Goiana terá um programa voltado para causas sociais e sustentabilidade, denominado AmarÉ. Os projetos Meninas de Luz e Tecendo o Futuro são outras ações do programa, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo.
A associação de Mulheres Kalunga de Monte Alegre será apoiada através da marca Tuya Kalunga, criada por mulheres da comunidade quilombola do Tinguizal.
O estudo de viabilidade do tratamento dos resíduos sólidos das facções têxteis em Goiânia será apresentado como forma de diminuir o impacto ambiental da produção. O Projeto de Artesanato de Goiás e as joias em prata de Pirenópolis também terão espaço garantido.
Serviço: Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana
Data: 29/8 a 2/9/23
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer – Goiânia (GO)
Programação: vitrine.sebraego.com.br/amare