Com técnicas que resgatam a ancestralidade, a comunidade Kalunga do Tinguizal vê na marca de roupa Tuya Kalunga, que será lançada oficialmente durante a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, uma oportunidade de não só gerar renda, como também potencializar a visibilidade quilombola. Essa história de afroempreendedorismo será apresentada, juntamente com a marca de roupas desenvolvida por eles, durante os dias 29 de agosto a 02 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Surgindo diferentemente de outras marcas de confecção de vestuário, a Tuya Kalunga começou como um projeto de pesquisa acadêmica, realizado por Maria Helena Serafim e apresentado, em 2017, durante o encontro de pesquisadores quilombolas, organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). De lá para cá, a Tuya Kalunga se tornou um movimento que ganhou visibilidade, com capacidade de superar os limites da pobreza.
“Com a primeira saia que fiz com retalhos, percebi que ela não seria apenas o meu sonho, mas o sonho de muitas mulheres que estavam ali buscando empoderamento, emancipação e, mais do que tudo, a permanência no nosso território. Ao entender quem eu era, compreendi o que isso envolvia e olhei com os olhos da minha raiz, da minha identidade, para enxergar as possibilidades de poder viver na minha comunidade e usar todo o conhecimento que adquiri”, afirma Maria Helena, mais conhecida como Tuia por sua comunidade.
Atualmente a marca Tuya Kalunga é gerenciada por 32 mulheres da Associação de Mulheres da comunidade Kalunga do Tinguizal. Segundo Tuia, elas produzem roupas, acessórios e tapetes, mas a produção é mínima devido à falta de matéria-prima, necessitando ainda criar um processo mais eficiente e profissionalizado. As vendas ainda são feitas pontualmente para pessoas interessadas nesses produtos.
Para ajudar no empreendimento e assegurar que seja rentável para o quilombo, a Amarê Fashion irá dar mais visibilidade à marca Tuya Kalunga durante a Semana de Moda Goiana. “Nós teremos um estande com a logo e a apresentação da história da marca, onde as mulheres da Associação poderão contar a sua história. A ideia não é mostrar as peças da marca, mas divulgar a Tuya Kalunga para potenciais apoiadores”, ressaltou Thais Oliveira, gestora estadual de moda do Sebrae Goiás. A declaração foi feita durante o encontro com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, que pode conhecer pessoalmente Tuia e também outros moradores da comunidade quilombola.