7ª Brasil Eco Fashion Week começa a partir da amanhã (07)

Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável é tema da edição deste ano
Brasil Eco Fashion Week
Campanha do Projeto Algodão Paraíba (Foto: Divulgação)

A 7ª edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), a maior atração de moda sustentável da América Latina, tem início nesta quinta-feira (07). Organizado pela plataforma de moda Brasil Eco Fashion, o evento acontece em São Paulo até o dia 09 de dezembro.

O evento reúne temas e ações educativas e inspiracionais com desfiles, salão de negócios, exposições e atividades de empreendedorismo. Com participação gratuita do público, palestras e workshops serão realizados.

Esta edição seguirá o tema “Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável”, com o objetivo de abordar questões ambientais e sociais em toda a cadeia de produção, incluindo as relacionadas com tecnologias limpas como energia renovável, reciclagem, eficiência energética e novos materiais. 

“É inegável que a moda é uma indústria importante na economia, especialmente quando se trata de empregar mulheres, mas ao mesmo tempo, as práticas tradicionais da indústria têm um impacto devastador no meio ambiente”, destaca Rafael Morais, diretor executivo da BEFW. 

A moda sustentável oferece um caminho para reconciliar a importância econômica da indústria da moda com a necessidade urgente de proteger nosso planeta. “O evento é um espaço para informar e influenciar as decisões na cadeia produtiva da indústria da moda para torná-la mais justa e responsável”.

Marcas

Stúdio Orla

O Studio Orla nasceu em 2017 no Ceará através do desejo que criar roupas que contassem histórias e imprimissem a identidade da nossa terra. Desde o começo da nossa história as manualidades sempre reforçaram a nossa identidade regional, mas sempre de maneira criativa e contemporânea, buscando sempre ressignificar os símbolos do nosso nordeste.

Prioriza o uso de matérias-primas naturais. Doa 100% dos resíduos da produção para artesãs que fazem upcycle transformando essas sobras de tecidos em redes. Não utiliza plásticos em embalagens.

Brasil Eco Fashion Week
Marca Stúdio Orla (Foto: Divulgação)

Morada

A Morada é fruto do sonho de construir uma marca que unisse o design, o artesanato e a biodiversidade no território paraibano, como um modelo de negócio que promovesse desenvolvimento local. Foi idealizada como um projeto socioambiental que valorizasse o saber-fazer artesanal do Bordado Labirinto, promovendo renda e autonomia às guardiãs desse saber preservado no agreste Paraibano; aliado à valorização de nossa flora nativa, por meio do manejo de plantas tintoriais da Caatinga, que fossem rentáveis para agricultores familiares, desde que preservadas. A ideia se tornou uma empresa para que pudesse avançar em aspectos de design e matéria-prima.

Trabalha em pequena escala, em um sistema “slowfashion”, com tecidos naturais, certificados e/ou agroecológicos, dentre esses: o algodão agroecológico e o algodão colorido, ambos paraibanos, o linho e o modal. Os tingimentos naturais são oriundos de plantas nativas da Caatinga, coletados por agricultores da Rede Borborema de Agroecologia.

Ricco Bracco

A nova coleção se chama HECUBUS, sendo uma extensão da coleção ÈREMO, que traz reflexões sobre mitos, os encontros e desencontros da religiosidade e da espiritualidade.

A marca busca revisitar memórias e retratar a atmosfera do vilarejo onde nasceu Rico Bracco, Linha Blessmann Poente, no interior de Nova Roma do Sul na Serra Gaúcha. Nas composições, explora o visual bucólico do interior no conceito do neoromantismo, utilizando apenas matéria-prima natural, orgânica e certificada, seguindo um viés sustentável.

Apresenta uma nova coleção que se chama HECUBUS. Constrói peças com bastante franzido e volumes, laços e flores de seda. As flores em especial, fazem analogia com a espécie Canna Indica vermelha, presente na infância de Bracco. Para ele, através de nossas dores florescemos.

Luan Valloto

Luan Valloto é um designer brasileiro, desenvolve um trabalho autoral e é reconhecido por ressignificar as técnicas manuais antigas e os materiais regionais. Elementos que vêm de toda nossa natureza e que, pelas mãos de Luan, transformam-se em produtos contemporâneos de forte expressão autoral.

Altair Santo

A marca aborda a moda como obra de arte: funde linguagens e disciplinas. A estética de Santo valoriza a materialidade das roupas e colaborações. Através de uma troca criativa contínua, incentiva o diálogo como combustível da marca para continuar a se transformar numa comunidade de trabalho governada pela multidimensionalidade livre e colaborativa através de uma rede solidária com o artesãos do país.

VB Atelier

Com a coleção Realezas traz como tema a importância da cultura africana e sua simbologia nas estampas, nas cores e formas, que influenciam a moda atual afro-brasileira.

Trama Afetiva

A Trama Afetiva é uma plataforma de design social e regenerativo, que pesquisa design sobre inovação para resíduos da indústria têxtil e da moda. Desde 2020, atua na ressignificação de náilon de guarda-chuvas recuperados do aterro sanitário, que são transformados em roupas e/ou peças em crochê para instalações/exposições, envolvendo cooperativas de catadoras e catadores de resíduos sólidos, grupos produtivos de costureiras periféricas e também grupos de artistas-artesãos do crochê em situação de vulnerabilidade social.

Sioduhi Studio

Neste projeto a Sioduhi Studio, soma com as tecnologias manuais milenares das mulheres do Alto Rio Negro + de Manaus/AM e Ilha de Cotijuba/PA, cocriando um momento de celebração à mulheridade e memória das “Amõ Numiã” que representam o passado, presente e o futuro.

Brasil Eco Fashion Week
Sioduhi Studio (Foto: Divulgação)

Projeto Algodão Paraíba

O Projeto Algodão Paraíba engloba oito municípios na região do semiárido do Estado. Com mais de 600 hectares de área plantada, o projeto envolve cerca de 300 famílias de agricultores de assentamentos rurais e comunidades quilombolas organizados em cooperativa. O modelo de produção dos campos de algodão tornou-se referência em estudos de caso com tema relacionados a Arranjos Produtivos Locais (APL) e sustentabilidade já que o cultivo é feito mediante contrato de compra garantida pelos empresários.

Beleza Limpa

Com coordenação de beleza de Diego Américo, pioneiro pelas maquiagens e cabelos realizados com produtos limpos, os desfiles tem a beleza orgânica com ponto de conexão com o conceito das marcas e o propósito do evento. “A beleza sustentável já é uma realidade e deve andar de mãos dadas com a moda, redefinindo-a com a consciência dos seus impactos.” Diego Américo.

Programação – Dia 1

07/12 – Quinta-feira
15h 
Nordestesse apresenta as marcas Stúdio Orla e Morada
Rico Bracco

18h
Luan Valloto
Altair Santo
VB Atelier

20h30
Trama Afetiva
Sioduhi Studio
Projeto Algodão Paraíba

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