Livro de psicanalistas propõe reflexão contra a ansiedade digital

Duas psicanalistas, Luciene Godoy e Valéria Belém, resolveram se unir para promover reflexões sobre o cotidiano, com um olhar sensível e poético. O resultado desse trabalho a “quatro mãos” foi um livro de crônicas do cotidiano: “A felicidade não é para covardes”. Trata-se, segundo definem as autoras, de um convite à reflexão e ao prazer da leitura como um antídoto para a ansiedade da era digital. A obra – a primeira da dupla – será lançada no próximo dia 28/05 (quarta-feira), na Livraria da Vila, do Shopping Flamboyant, das 18h às 21h.

O livro, que já se encontra em pré-venda pela Amazon, nos formatos eBook Kindle e impresso, está sendo publicado pelo selo da Editora Nacional, do Grupo Ibep, de São Paulo. As autoras analisam um cenário onde o século 21 apresenta avanços inéditos, mas também desafia a busca por sentido e equilíbrio em um mundo em constante transformação. Com isso, a sociedade patriarcal de milênios dá lugar a novas formas de convivência, as estruturas rígidas se dissolvem em redes dinâmicas, e no meio desse turbilhão, é preciso encontrar uma forma de viver sem se deixar engolir pelo excesso e pela pressa.

Valéria Belém

Valéria se coloca muito à vontade para tratar desses temas porque, como ela própria se define: “Sou uma mulher que lida com as palavras. Quer seja ao escutá-las, como psicanalista; quer seja ao escrevê-las, como escritora.” As publicações não são novidade em sua vida. “Publico livros para crianças” – informa –“há quase três décadas.” Ela também comenta o trabalho em parceria: “O percurso da psicanálise não é feito na solidão. De mãos dadas com Luciene Godoy, com quem compartilho uma visão de mundo, vou ao encontro do leitor que poderá nos dizer da sua vida e de como deseja vivê-la daqui para a frente.

Para explicar o processo de feitura do livro as autoras se utilizam de uma metáfora. “Trazemos uma janela – em formato de livro – que olha para dentro de cada um, em crônicas da vida cotidiana; e que também oferece possibilidades de mudar esse lugar de olhar para fora, para o mundo.” A obra, sob esse prisma, pode ser definida como uma junção da escrita e do saber psicanalítico – que jamais para de ser construído -, à escolha de levar ao maior número de pessoas tudo isso que pode abrir caminhos e tocar vidas.

Luciene Godoy

E quanto ao título provocativo? É Luciene quem explica: “Desenvolvemos a ideia de que a felicidade está com você, no seu corpo, na sua vida, nas suas coisas e a gente não acessa”. Com base nisso, observa a autora, “fazemos um convite para que as pessoas se joguem e não tenham receio de pular de paraquedas para conquistar a felicidade que a humanidade construiu ao longo do tempo.” E ela reforça o convite: “Venha voar porque a gaiola foi aberta. Temos uma oportunidade única na história de humanidade de ser feliz.”

Serviço:

Lançamento do livro: A felicidade não é para covardes

Data: 28 de maio, às 21h

Local: Livraria da Vila, do Shopping Flamboyant

Deixe um comentário