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Hoje, 28 de maio, no Dia do Hambúrguer, os fãs da iguaria podem comemorar<span> </span>a data<span> </span>saboreando o sanduÃche mais conhecido do planeta: o Big Mac. Reconhecido pelo célebre jingle, os sete ingredientes – dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim – é cantado nos 118 paÃses onde a rede está presente. Criado em 1967 por Jim Delligatti – então operador de Pittsburgh, nos Estados Unidos, o famoso sanduÃche tornou-se indicador para análise de polÃticas cambiais há 24 anos, quando a conceituada revista inglesa The Economist criou o "ÃŒndice Big Mac", como referência aos preços do produto em várias moedas.</p>
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A primeira campanha do Big Mac foi ao ar nos Estados Unidos em 1969 e desde então já foram veiculados diversos comerciais. Adaptado à cultura local, na ÃŒndia, por exemplo, em respeito aos hábitos religiosos da maioria hindu, a versão local do sanduÃche é o Maharaja Mac, com hambúrgueres de carne de carneiro. No restante dos paÃses, é feito com 100% de carne bovina. Só no Brasil, foram produzidos 20 mil toneladas de carne em 2009 para atender os 1,6 milhão de clientes diários nos 577 restaurantes da rede no paÃs.</p>
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Uma das prováveis histórias sobre a origem do hambúrguer vem do século XIII, quando cavaleiros moÃam a carne e após longos trajetos o alimento se transformava em uma massa. Já no século XVII, integrantes de tribos da Ãsia Ocidental passaram a temperar a carne bovina, finamente picada, para prolongar sua durabilidade. Os marinheiros alemães conheceram a receita e passaram a cozinhar a carne, que virou prato tÃpico da culinária alemã. E foram os alemães da cidade de Hamburgo, detentores da tradicional receita, que a apresentaram aos norte-americanos no século XIX. Os americanos<span> </span>acrescentaram o pão à carne do hambúrguer e o sanduÃche tornou-se referência mundial. No Brasil, o hambúrguer conquistou os brasileiros em 1952.</p>
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<span><strong>Sobre o McDonalds Brasil</strong><br />
A marca McDonaldÂ’s é lÃder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 577 restaurantes e 60 unidades de McCafé. Há 31 anos atuando no Brasil, a rede está presente em 143 cidades, localizadas em 22 estados e no Distrito Federal. No Brasil, o faturamento foi de R$ 3,45 bilhões em 2009, o que representou um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. Esses números garantiram a primeira posição em vendas na América Latina e a oitava posição no ranking global da corporação. A empresa é uma das maiores empregadoras privadas do Brasil, com 48 mil funcionários, entre restaurantes próprios e franqueados, e uma das que oferecem mais oportunidades de primeiro emprego. Em 2009, a marca foi eleita, pela 11ª vez, uma das melhores empresas para se trabalhar pelos dois principais indicadores desse quesito no paÃs, os guias Great Place to Work/Revista Época e Guia Você S/A/Exame.</span></p>

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