A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, inaugura nesta quinta-feira (04), às 16h30, o primeiro Banco Vermelho de Goiás. A instalação ficará em frente ao Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica. A ação integra a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher e busca chamar atenção para a prevenção e o enfrentamento às agressões.
O Banco Vermelho simboliza o sangue derramado pelas vítimas de feminicídio. Em 2024, o equipamento se tornou lei federal (Lei 14.942/2024), que determina sua instalação em locais públicos de grande circulação. Atualmente, 13 estados já adotaram a estrutura, além do Senado Federal. Em Goiás, a iniciativa é realizada pelo Goiás Social em parceria com o Instituto Banco Vermelho.
Com o lema “Sentar e refletir, Levantar e agir”, o banco propõe um convite à reflexão e ao engajamento social. A instalação acompanha uma placa fixa com informações sobre tipos de violência, prevenção, programas do governo estadual e canais de denúncia. A ideia é ampliar o debate e levar o tema para além de grupos específicos, estimulando o registro e o compartilhamento da ação nas redes.













