Governo Federal anuncia produção da primeira vacina 100% nacional contra a dengue

Prefeitura amplia a vacinação contra a Dengue
vacina 100% nacional contra a dengue
(Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (25), acordo para a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional contra a dengue. O imunizante de dose única será destinado à população entre 2 e 59 anos e demonstrou eficiência entre 79,6% e 89,2%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o anúncio ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outras autoridades.

A vacina será fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa WuXi Biologics, por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde. A previsão é que a distribuição comece entre 2026 e 2027 pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), com oferta inicial de 60 milhões de doses anuais e possibilidade de ampliação conforme a demanda.

A iniciativa integra a estratégia do governo de fortalecer a indústria nacional e ampliar a autonomia do Sistema Único de Saúde (SUS). Com apoio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o projeto conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e análise regulatória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O investimento total no acordo é de R$ 1,26 bilhão, com recursos do Novo PAC. O Instituto Butantan será um dos principais beneficiários do programa, que busca impulsionar a produção nacional de vacinas e outros insumos estratégicos para a saúde. Atualmente, a vacina contra a dengue distribuída pelo SUS é aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em regiões prioritárias. No entanto, diante do risco de vencimento de lotes, o Ministério da Saúde permite ampliação da faixa etária para 6 a 16 anos quando a validade estiver a dois meses de expirar e de 4 a 59 anos caso o vencimento ocorra em um mês.

O governo reforça que, além da vacinação, a prevenção contra a dengue segue essencial. Medidas como o método Wolbachia e as Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDL) continuam sendo implementadas para o controle do mosquito transmissor.

Durante o evento, também foram anunciadas outras três parcerias estratégicas: a primeira planta de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) de insulina da América Latina, o desenvolvimento de uma vacina nacional contra gripe aviária e um imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Você também pode se interessar por

Motor

Omoda & Jaecoo aceleram expansão da recarga residencial no Brasil

O mercado de veículos eletrificados no Brasil alcançou uma marca histórica neste ano com mais de 500 mil unidades em

entre mãos legado galeria
Cultura

Exposição coletiva “Entre Mãos” reúne obras de artistas goianos na Legado Galeria

Com curadoria de Simione Evangelista mostra apresenta a cerâmica contemporânea produzida em Goiás

Le Creuset
Decoração

Le Creuset reinaugura loja em Goiânia

Clientes poderão visitar o espaço repaginado no Flamboyant Shopping com produtos exclusivos da marca

Solenne Consciente
Destaques Zelo Eventos

Solenne Consciente é lançado no Setor Marista durante meeting

Empreendimento da Consciente Construtora apresenta torre única de 34 pavimentos com soluções exclusivas para mobilidade e conforto

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.