- Jovens aderem cada vez mais ao Botox
Cientes da situação, pessoas – principalmente mulheres – ainda na faixa dos 20 anos já começam a procurar especialistas na busca de prevenir as futuras rugas e marcas de expressão. “Basta uma rápida olhada no registro das frequentadoras de uma clínica de estética para perceber que o perfil das pacientes mudou substancialmente. Se antes a grande parte das mulheres estava na faixa dos 40 ou 50 anos, hoje, essa faixa etária começa cedo, aos 18 anos”, comenta o Doutor Alderson Luiz Pacheco, graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O especialista, que atende na Clínica Michelangelo, em Curitiba, diz que a idade para começar o tratamento com a toxína botulínica tipo A varia, mas que quem ainda não possui rugas de expressão, não precisa se submeter a esse método. “Mas por que tantas garotas, ainda sem rugas, procuram as clínicas para fazer esses tratamentos? Para a prevenção. Elas não querem esperar que as marcas do tempo apareçam”, completa.
Como a aplicação do Botox é considerada uma técnica rápida e segura, ela fica cada vez mais popular. “Além disso, cada vez mais surgem novas técnicas de aplicação que respeitam as necessidades de cada paciente e garantem resultados mais naturais, o que faz com que as mulheres fiquem ainda mais satisfeitas – mesmo que, algumas vezes, elas se submetam a essa intervenção antes do tempo necessário,” opina Pacheco
O médico explica que não há ocasião para se iniciar o tratamento. Ele diz que é preciso avaliar a expressão facial, formação das rugas e a necessidade de reposicionamento das sobrancelhas. Mas o que explica a procura pela toxina por pacientes tão jovens? “As que não precisam da toxina procuram porque comenta-se muito na mídia sobre pessoas realizando o procedimento com alto grau de satisfação, além da apologia à juventude eterna” comenta.
Para alguém com pele jovem e sem rugas, recomenda-se cremes hidratantes, antioxidantes, e um bom filtro solar. Perto dos 30 anos começam a aparecer rugas suaves. Se a ideia é evitar a formação de rugas de expressão, essa é a hora: assim que aparecer um início de pés-de-galinha, de rugas entre as sobrancelhas ou na testa, procure um especialista para lhe indicar a melhor solução – que muitas vezes pode ser o Botox. “Só assim é possível impedir a evolução de um processo que, de outra maneira, se agravará com o tempo” explica o especialista.
A aplicação da toxina faz com que pés de galinha, rugas na testa e rugas entre as sobrancelhas sumam ou suavizem. Ele também eleva sobrancelhas caídas e ameniza as rugas do pescoço. A aplicação é rápida, dura entre dez a quinze minutos e o desconforto causado por ela é bastante tolerável – até porque pode ser minimizado com creme anestésico ou gelo. Se bem feito, o resultado é bonito e natural e dura de quatro a seis meses.
Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico