Como todo bom amante de café sabe, todo dia é dia de curtir uma xícara de sua torra especial. Acontece que hoje, 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café, uma das muitas datas que celebram a bebida mais brasileira de todas. Além de vários benefícios para a saúde, o líquido que embala as nossas manhãs é extremamente saboroso e versátil. Prova disso é que a coquetelaria mundial considera incluir café em toda receita que for possível. Assim, Caio Tucunduva, mestre de torra, especialista em cafés especiais e sócio-proprietário do Cafe Hotel, em São Paulo, sugere a combinação ideal para um dos coquetéis mais tradicionais dos bares: o Espresso Martini.
Inventado por Dick Bradsell em 1983, o drink foi batizado, naquela época, de Vodka Espresso. De acordo com as lendas de balcão, a receita teria sido criada para uma garota, futura supermodel, que visitara Dick e pedira um coquetel que levasse café. “Como fazemos uma curadoria em cafés especiais brasileiros, sempre colhidos a mão e na safra do ano, gosto de usar gin premium nacional porque combina melhor com os perfis que escolhemos, também brasileiros”, explica Tucunduva sobre a receita.
Espresso Martini
Ingredientes
- 50 ml de gin premium nacional (recomendado Jardim Botânico)
- 50 ml de café espresso tirado na hora
- 50 ml de licor de café artesanal (veja abaixo como preparar)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira. Adicione gelo e bata vigorosamente. Em seguida, sirva em uma taça martini com a ajuda de um coador.
Como preparar o licor de café artesanal
Em um pote de vidro, coloque 75 gr de café especial moído, 300 ml de vodka orgânica (recomendada TIIV) e deixe infusionar por cerca de 60 min. Depois, passe a infusão por um filtro de café. Para finalizar, adicione o mesmo volume de xarope simples de açúcar e misture.