O rali mais completo e duro dos últimos tempos. Essa é a sensação entre os pilotos que hoje encerraram o desafio de percorrer os 4.115 km, dos quais 2.488 km de trechos cronometrados, da 21ª edição do Rally dos Sertões, que chegou em Goiânia. Foram 10 etapas duríssimas, de muita exigência técnica e física. Para a dupla Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini All4) foi uma prova sem sustos. Passou ilesa, confirmando o favoritismo na conquista do bicampeonato nos Carros. Venceu oito das 10 etapas e concluiu com vantagem de 1h49 para a dupla vice-campeã, Guilherme Spinelli/Youssf Haddad (Mitsubishi ASX), ambos da categoria T1-FIA. Em terceiro, ficou João Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi Triton R), entre os 46 carros inscritos.
Peterhansel/Cottret: dois Sertões, dois títulos (Foto: Victor Euleuterio)
Na última especial do rali, realizada hoje, entre Goianésia e Goiânia, num percurso total de 290 km, dos quais 160 km contra o relógio, vitória de Peterhansel/Cottret – para fechar com chave de ouro -, seguida por Spinelli/Haddad, apenas 13 segundos atrás em segundo; e Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Triton Evo), em terceiro, a 1min06 do líder.
“Meu segundo título do Sertões e já pude perceber que este rali nunca é fácil. Foi uma corrida dura, longa, dias longos, muita quilometragem, dez dias não é moleza. A respeito da luta pelo título foi um pouco mais fácil para mim porque o Guiga enfrentou problemas desde o início, então para liderar foi tranquilo, mas mesmo assim forçamos o ritmo praticamente todos os dias para testar o limite do carro, e sob estas condições não é fácil completar. A organização foi muito boa, o roteiro foi excelente e é um prazer pilotar aqui. Por mim volto aqui no próximo ano, mas não é uma decisão que depende só de mim. Vamos ver o que a equipe está preparando para 2014”, disse Peterhansel.
Nascido em 6 de agosto de 1965, Peterhansel mora na Suíça e começou a correr em 1988, direto no Dakar, rali que venceu 11 vezes: em 1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998, sempre correndo pela Yamaha em Motos, depois conquistou mais títulos, mas em Carros, em 2004, 2005 e 2007 correndo pela Mitsubishi; e em 2012 e 2013 pela Mini All4 Racing, ao lado do seu fiel parceiro e navegador Jean-Paul Cottret. Entre outras conquistas, é bicampeão mundial de enduro e aos 13 anos foi campeão francês de skate.
Spinelli e Haddad: os melhores brasileiros nos Carros (Foto: Victor Euleuterio )
Para Spinelli, 13 Sertões no currículo, quatro títulos, essa foi a prova mais difícil que enfrentou. “Em um rali como o Sertões a primeira vitória é completar a prova toda. Foi meu 13º Sertões, ganhei quatro, fiquei quatro vezes em segundo com este resultado, não completei três vezes, então sei muito bem o que é ficar pelo caminho, é uma sensação muito ruim. E completar o rali já é uma vitória, e com bons resultados como este motiva muito para voltar mais forte no ano que vem e com mais empenho. De todos os Sertões que eu fiz nunca teve nenhum fácil; mas esse foi realmente bem exigente, 100% do tempo em estrada de terra, exceto o dia do Jalapão que era com mais areia. Comparando com os outros ralis ao redor do mundo, sem dúvida nenhuma – não sou só eu que estou dizendo, reproduzo também aqui palavras do Stephane Peterhansel – o Sertões depois do Dakar é o rali mais difícil, mais duro e o mais longo”, destaca.
Nas demais categorias, os campeões são:
Protótipos T1
João Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi Triton R) vence o dia, é a campeã e terceira colocada no geral. O vice ficou com o irmão de João, Romeu Franciosi/Rogério Almeida (Mitubishi Triton R); e o terceiro lugar no acumulado é de Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Triton Evo).
Franciosi e Capoani, campeões na Protótipos T1 (Foto:Vinicius Branca )
Franciosi, 49 anos, gaúcho, mas que mora em Luís Eduardo Magalhães (BA) há 27 anos, falou de superação: “Foi um rali muito duro, para mim foi um dos mais difíceis de todos. Eu tive que me superar dia a dia, cada chegada era uma missão e conseguir a colocação em que chegamos é um feito muito grande para a equipe. O Rally dos Sertões por si só já é uma prova de superação diária para um ser humano. Para mim a superação foi dupla e uma experiência engrandecedora para minha vida”. Essa foi sua nona participação na prova. Foi campeão em 2006 e vice em 2007 no geral. Faz dupla com o Capoani como navegador há sete anos.
Categoria Pro Brasil
Marcos Cassol/Luis Felipe Eckel (Mitsubishi Triton R) vence a última etapa, leva o título e fica em quarto lugar na geral. O vice ficou com Jorley Jr/Maykel Justo (Sherpa), seguido por Mauro Guedes/Neurivan Calado (Mitsubishi Proton), em terceiro.
.
“Esse ano foi uma delícia pilotar esse carro maravilhoso, muito na mão o tempo todo. Fizemos um grande rali, não quebramos nenhum dia, a equipe foi maravilhosa, um grande navegador comigo, e graças a Deus posso comemorar mais um título do Rally dos Sertões”, disse Marcos Cassol, 44 anos, natural de Rio Verde-GO, sétimo Sertões, segundo título (ele campeão dos caminhões leves em 2010).
Super Production
Glauber Fontoura/Minae Miyauti (Mitsubishi Triton R) é a campeã e nona colocada no geral. O vice ficou com Marcelo Damini/Elson Oliveira (Mitsubishi L200 RS), e a terceiro posição é de Armando Cruz/Sergio Bessa (Mitsubishi L200 RS).
Fontoura e a navegadora Minae: parceria de sucesso na Super Production (Foto: )
Glauber, que pela primeira vez competiu pilotando, destaca a importância de traçar metas. “Este é o meu primeiro Sertões pilotando. Fiz outros 11 como navegador e agora consigo enxergar a importância de traçar objetivos e estratégias. Todos os dias o foco muda. Um dia você tem que acelerar mais, no outro você tem que poupar equipamento por mais que a vontade de acelerar seja grande”. Sua navegadora, melhor mulher colocada na prova, é amiga de longa data e fez sua estreia na prova. “Somos amigos há muito tempo. Viemos para o Sertões com o objetivo de completar e acabamos vencendo a categoria. Realizei um sonho. O Glauber me passou todo o know how dele como navegador e com o tempo conseguimos melhorar o nosso entrosamento”, contou.
Production T2
Os irmãos Rodrigo Leis/Ronald Leis (Mitsubishi TR4) conquistam o título e ficaram em 12º na geral. O vice ficou com Ulysses Marinzeck/João Ribeiro (Troller), seguido por Fabio Freire/Grochowsky (Troller).
Rodrigo e Ronald são de Niterói (RJ) e disputaram pela primeira vez a prova. “Viemos para conhecer e conseguimos ganhar na nossa categoria! É a primeira vez que participamos de uma prova de cross country e acredito que correr ao lado do meu irmão há três anos ajudou muito. Vamos nos concentrar e começar a preparação para o Sertões 2014”, avisou Rodrigo, que vem do regularidade.
RESULTADO 10ª etapa CARROS (extra-oficial)
Geral
1 STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET , 01:30:29
2 GUILHERME SPINELLI / YOUSSEF HADDAD , 01:30:43 +00:00:13
3 CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI , 01:30:35 +00:01:06
4 MARCOS BAUMGART / KLEBER CINCEA , 01:32:49 +00:02:19
5 KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA , 01:34:23 +00:03:54
6 RAFAEL CASSOL / LELIO CARNEIRO JR, 01:34:38 +00:04:09
7 REGIS MAIA / ANA CAROLINA BRAGA , 01:38:08 +00:07:38
8 ROMEU FRANCIOSI / ROGERIO ALMEIDA , 01:38:34 +00:08:04
9 JOAO FRANCIOSI / RAFAEL CAPOANI , 01:38:44 +00:08:15
10 MARCOS CASSOL / LUIS FELIPE ECKEL, 01:39:25 +00:08:55
T1 FIA
1 STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET , 01:30:29
2 GUILHERME SPINELLI / YOUSSEF HADDAD , 01:30:43
Protótipos T1
1 CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI , 01:30:35
2 MARCOS BAUMGART / KLEBER CINCEA , 01:32:49
3 KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA , 01:34:23
Pró Brasil
1 MARCOS CASSOL / LUIS FELIPE ECKEL, 01:39:25
2. MARCUS COTTON /EDUARDO COSTA , 01:41:17
3. JORLEY JR. /MAYKEL JUSTO , 01:41:24
Super Production
1 RAFAEL CASSOL / LELIO CARNEIRO JR, 01:34:38
2 REGIS MAIA / ANA CAROLINA BRAGA , 01:38:08
3. ARMANDO CRUZ /SERGIO BESSA, 01:43:21
Production T2
1.ULYSSES MARINZECK FILHO /JOAO VICTOR RIBEIRO , 01:49:20
2. WILLEM VAN HEES /DORIS VAN HEES, 01:52:11
3.RODRIGO LEIS /RONALD LEIS, 01:52:23
RESULTADO ACUMULADO CARROS (extra-oficial)
1.STEPHANE PETERHANSEL /JEAN-PAUL COTTRET , 28:27:12
2 GUILHERME SPINELLI /YOUSSEF HADDAD , 30:16:13 +01:49:01.20
3 JOAO FRANCIOSI /RAFAEL CAPOANI, 30:59:31 +02:32:19.50
4 MARCOS CASSOL /LUIS FELIPE ECKEL , 31:21:23 +02:54:11.10
5 JORLEY JR. /MAYKEL JUSTO, 32:28:50 +04:01:38.30
6 ROMEU FRANCIOSI /ROGERIO ALMEIDA , 32:36:51 +04:09:39.20
7 MAURO GUEDES /NEURIVAN CALADO , 32:54:05 +04:26:53.00
8 CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI , 34:32:18 +06:05:05.90
9 GLAUBER FONTOURA /MINAE MIYAUTI , 34:38:41 +06:11:29.20
10 CLEBER ROSA /EDUARDO REBOUCAS , 36:32:17 +08:05:04.70
T1 FIA
1.STEPHANE PETERHANSEL /JEAN-PAUL COTTRET , 28:27:12
2 GUILHERME SPINELLI /YOUSSEF HADDAD , 30:16:13
Protótipos T1
1 JOAO FRANCIOSI /RAFAEL CAPOANI, 30:59:31
2 ROMEU FRANCIOSI /ROGERIO ALMEIDA , 32:36:51
3 CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI , 34:32:18
Pró Brasil
1 MARCOS CASSOL /LUIS FELIPE ECKEL , 31:21:23
2 JORLEY JR. /MAYKEL JUSTO, 32:28:50
3 MAURO GUEDES /NEURIVAN CALADO , 32:54:05
Super Production
1 GLAUBER FONTOURA /MINAE MIYAUTI , 34:38:41
2 MARCELO DAMINI /ELSON OLIVEIRA, 37:26:11
3 ARMANDO CRUZ / SERGIO BESSA , 39:34:22
Production T2
1 RODRIGO LEIS /RONALD LEIS , 38:41:20
2 ULYSSES MARINZECK FILHO /JOAO VICTOR RIBEIRO, 39:34:16
3 FABIO FREIRE /FABIO GROCHOWSKY , 45:39:52