Dia Mundial do Vinho: 10 rótulos para dar uma volta ao mundo sem sair de casa

scott-warman-rrYF1RfotSM-unsplash
Dia Mundial do Vinho
Foto: Scott Warman/Unsplash

O Dia Mundial do Vinho, celebrado em 18 de fevereiro, é a oportunidade perfeita para fazer uma viagem sensorial ao redor do mundo sem sair de casa. Para celebrar essa data, Stephani Mercado, sommelière da Cantu Grupo Wine,  preparou uma jornada emblemática e saborosa por 10 vinhos de diferentes países, com dicas de harmonização para deixar o seu brinde ainda mais especial. Prepare-se para descobrir aromas, sabores e histórias incríveis de vinhos que fazem sucesso em seus lugares de origem.

 1- França – Albert Bichot Chassagne Montrachet (Borgonha)

Para muitos, este rótulo é um dos mais elegantes chardonnays do mundo. É produzido na região Côte de Nuits Vinícola francesa, localizada na parte norte da Côte d’or, a cordilheira calcária que fica no coração da região vinícola da Borgonha. Este Chassagne Montrachet tem uma coloração verde limão com um delicioso aroma de casca de cítricos cristalizada, flores brancas e avelãs.

No nariz, é complexo com aromas de flores, brioche e frutas cítricas, evoluindo para especiarias e avelãs torradas. Na boca, é ousado, elegante, carnudo e equilibrado, com um final longo e perfumado, com notas florais e pão de gengibre, sendo ideal para acompanhar peixes grelhados, legumes na manteiga, frutos do mar e culinária japonesa como sushis e sashimi .

2- Itália – Rivetto Barolo Riserva (Piemonte)

Conhecido como o “Rei dos Vinhos”, o Barolo é um tinto encorpado da região do Piemonte, que traz sofisticação e história, além de uma experiência luxuosa e complexa. Perfeito para quem quer explorar a profundidade dos vinhos italianos, harmoniza bem um prato de risoto de funghi ou uma carne de cordeiro assada. Com 5 anos de envelhecimento, o Barolo pode ser chamado de “reserva”. O produtor Rivetto seleciona os melhores para envelhecer por um período entre 15 e 20 anos. É um vinho que apresenta aromas de frutos sobre maduros, cerejas, terra e cedro. Na boca, é potente, austero e quase indescritível.

3- Espanha – Ramón Bilbao Reserva (Rioja)

Este vinho espanhol é uma explosão de frutas vermelhas. A personalidade de vinícola Rioja marca presença neste vinho que surpreende a cada taça, com especiarias e toques de baunilha, resultante da combinação de uvas Tempranillo e o clima quente da região, que proporcionam uma coloração vermelho rubi de intensidade média alta à bebida. Aromas balsâmicos e especiados, com notas de couro e folhas de tabaco também são característicos. Na boca, uma acidez fresca, cremosa e com taninos muito agradáveis se destaca a cada gole. O eRamon Bilbao Reserva combina muito bem com uma paella, carnes grelhadas e até uma boa tábua de presunto ibérico.

4- Portugal – Poças Porto 20 Anos (Porto)

O vinho do Porto é um verdadeiro ícone de Portugal, da região do porto, poças porto um clássico. Sua doçura equilibrada e notas de frutas secas e especiarias o tornam irresistível. Com uma coloração vermelho rubi e um delicioso aroma de mel, avelã e frutas secas, encantam quem ama um vinho mais doce e encorpado. O Poças Porto 20 Anos é a escolha ideal para um final de refeição. Vale experimentar com um pedaço de queijo Roquefort ou com sobremesas à base de chocolate amargo.

5- Argentina – Susana Balbo Signature Malbec (Mendoza)

A Argentina é famosa pelo seu Malbec, e este rótulo da Susana Balbo da região do Valle De Uco é a verdadeira definição de riqueza e intensidade. Com taninos suaves e aromas de mirtilo, amora e notas florais, trata-se de um vinho que agrada a todos os apaixonados por vinhos graças a sua coloração vermelho rubi. É um Malbec maturado em carvalho, elegante e de taninos suaves, com aroma de mirtilo, amora e notas de violeta. Esse conjunto de características, se torna perfeito para acompanhar grelhados, bife de chorizo, massas e pratos com queijo. Para quem busca um vinho tinto robusto, mas com maciez ao paladar, ele traz uma complexidade agradável e fácil de degustar.

6- Chile – Ventisquero Grey Single Block Carménère (Vale do Maipo)

O Carmenère é um dos vinhos mais emblemáticos do Chile, com uma paleta de aromas que varia entre pimentão vermelho, frutas negras e um toque de especiarias. Ventisquero Grey Single Block é um vinho de coloração vermelho rubi com um delicioso aroma de amora, mirtilo e pimenta preta, recomendado para quem busca algo exótico e cheio de sabor. Este vinho apresenta boa estrutura e uma sensação de suavidade. Harmoniza perfeitamente pratos de carne assada, como costela de boi ou até um prato clássico chileno como empanadas.

7- Nova Zelândia – Echo Bay Sauvignon Blanc (Marlborough)

Este Sauvignon Blanc de Marlborough é puro frescor! Vinho repleto de sabor e expressão exuberante no coração da golden mile de Marlborough. Com aromas cítricos, maracujá, melão e toques de ervas, apresenta uma acidez que desperta os sentidos. É um vinho recomendado para quem ama brancos vibrantes por ser leve, fresco e super versátil. Para quem adora vinhos brancos aromáticos e com acidez marcante, sem dúvida, é uma ótima escolha. Combina com pratos leves como saladas frescas, frutos do mar ou um ceviche refrescante.

8- África do Sul – Lyngrove Collection Pinotage (Stellenbosch)

O Pinotage sul-africano é um vinho único, com uma mistura de aromas de frutas escuras, pimenta e até um toque de defumado. De paladar leve e boa acidez, ele traz a personalidade vibrante da África do Sul. Para quem adora vinhos frescos sem perder o corpo e complexidade de um vinho tinto, o Pinotage vai conquistar os paladares com sua mistura de sabores. Fica excelente com pratos grelhados como um steak bife de lombo, peixes ou até uma culinária indiana.

9- Estados Unidos – Sutter Home White Zinfandel (California)

O Zinfandel californiano é um vinho frutado com uma coloração rosada com um delicioso aroma frutado que lembra morango e cereja. O primeiro e original White Zinfandel (em 1972). Deliciosamente doce, com notas de morango, melão e lichia, é refrescante, leve e com paladar delicado. Perfeito com comidas picantes ou doces, saladas, peixes e carnes.

10- Australia – Peter Lehmann The Barrossan Shiraz (Barossa Valley)

Este Shiraz australiano é um vinho robusto e vibrante, com aromas de frutas maduras, especiarias e até um toque de chocolate. The Barossan é o exemplo da excelência e qualidade de estilo da região. É um exemplar de Shiraz de alto nível, que reflete a excelência do Barrossan Valley. Com sabores intensos de frutas vermelhas maduras, pimenta e chocolate amargo, tem taninos aveludados, acidez refrescante e grande complexidade. É a companhia ideal para grelhados, massas com molho e legumes assados.

Você também pode se interessar por

Motor

Omoda & Jaecoo aceleram expansão da recarga residencial no Brasil

O mercado de veículos eletrificados no Brasil alcançou uma marca histórica neste ano com mais de 500 mil unidades em

entre mãos legado galeria
Cultura

Exposição coletiva “Entre Mãos” reúne obras de artistas goianos na Legado Galeria

Com curadoria de Simione Evangelista mostra apresenta a cerâmica contemporânea produzida em Goiás

Le Creuset
Decoração

Le Creuset reinaugura loja em Goiânia

Clientes poderão visitar o espaço repaginado no Flamboyant Shopping com produtos exclusivos da marca

Solenne Consciente
Destaques Zelo Eventos

Solenne Consciente é lançado no Setor Marista durante meeting

Empreendimento da Consciente Construtora apresenta torre única de 34 pavimentos com soluções exclusivas para mobilidade e conforto

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.