
O Dia Mundial do Vinho, celebrado em 18 de fevereiro, é a oportunidade perfeita para fazer uma viagem sensorial ao redor do mundo sem sair de casa. Para celebrar essa data, Stephani Mercado, sommelière da Cantu Grupo Wine, preparou uma jornada emblemática e saborosa por 10 vinhos de diferentes países, com dicas de harmonização para deixar o seu brinde ainda mais especial. Prepare-se para descobrir aromas, sabores e histórias incríveis de vinhos que fazem sucesso em seus lugares de origem.
1- França – Albert Bichot Chassagne Montrachet (Borgonha)
Para muitos, este rótulo é um dos mais elegantes chardonnays do mundo. É produzido na região Côte de Nuits Vinícola francesa, localizada na parte norte da Côte d’or, a cordilheira calcária que fica no coração da região vinícola da Borgonha. Este Chassagne Montrachet tem uma coloração verde limão com um delicioso aroma de casca de cítricos cristalizada, flores brancas e avelãs.
No nariz, é complexo com aromas de flores, brioche e frutas cítricas, evoluindo para especiarias e avelãs torradas. Na boca, é ousado, elegante, carnudo e equilibrado, com um final longo e perfumado, com notas florais e pão de gengibre, sendo ideal para acompanhar peixes grelhados, legumes na manteiga, frutos do mar e culinária japonesa como sushis e sashimi .
2- Itália – Rivetto Barolo Riserva (Piemonte)
Conhecido como o “Rei dos Vinhos”, o Barolo é um tinto encorpado da região do Piemonte, que traz sofisticação e história, além de uma experiência luxuosa e complexa. Perfeito para quem quer explorar a profundidade dos vinhos italianos, harmoniza bem um prato de risoto de funghi ou uma carne de cordeiro assada. Com 5 anos de envelhecimento, o Barolo pode ser chamado de “reserva”. O produtor Rivetto seleciona os melhores para envelhecer por um período entre 15 e 20 anos. É um vinho que apresenta aromas de frutos sobre maduros, cerejas, terra e cedro. Na boca, é potente, austero e quase indescritível.
3- Espanha – Ramón Bilbao Reserva (Rioja)
Este vinho espanhol é uma explosão de frutas vermelhas. A personalidade de vinícola Rioja marca presença neste vinho que surpreende a cada taça, com especiarias e toques de baunilha, resultante da combinação de uvas Tempranillo e o clima quente da região, que proporcionam uma coloração vermelho rubi de intensidade média alta à bebida. Aromas balsâmicos e especiados, com notas de couro e folhas de tabaco também são característicos. Na boca, uma acidez fresca, cremosa e com taninos muito agradáveis se destaca a cada gole. O eRamon Bilbao Reserva combina muito bem com uma paella, carnes grelhadas e até uma boa tábua de presunto ibérico.
4- Portugal – Poças Porto 20 Anos (Porto)
O vinho do Porto é um verdadeiro ícone de Portugal, da região do porto, poças porto um clássico. Sua doçura equilibrada e notas de frutas secas e especiarias o tornam irresistível. Com uma coloração vermelho rubi e um delicioso aroma de mel, avelã e frutas secas, encantam quem ama um vinho mais doce e encorpado. O Poças Porto 20 Anos é a escolha ideal para um final de refeição. Vale experimentar com um pedaço de queijo Roquefort ou com sobremesas à base de chocolate amargo.
5- Argentina – Susana Balbo Signature Malbec (Mendoza)
A Argentina é famosa pelo seu Malbec, e este rótulo da Susana Balbo da região do Valle De Uco é a verdadeira definição de riqueza e intensidade. Com taninos suaves e aromas de mirtilo, amora e notas florais, trata-se de um vinho que agrada a todos os apaixonados por vinhos graças a sua coloração vermelho rubi. É um Malbec maturado em carvalho, elegante e de taninos suaves, com aroma de mirtilo, amora e notas de violeta. Esse conjunto de características, se torna perfeito para acompanhar grelhados, bife de chorizo, massas e pratos com queijo. Para quem busca um vinho tinto robusto, mas com maciez ao paladar, ele traz uma complexidade agradável e fácil de degustar.
6- Chile – Ventisquero Grey Single Block Carménère (Vale do Maipo)
O Carmenère é um dos vinhos mais emblemáticos do Chile, com uma paleta de aromas que varia entre pimentão vermelho, frutas negras e um toque de especiarias. Ventisquero Grey Single Block é um vinho de coloração vermelho rubi com um delicioso aroma de amora, mirtilo e pimenta preta, recomendado para quem busca algo exótico e cheio de sabor. Este vinho apresenta boa estrutura e uma sensação de suavidade. Harmoniza perfeitamente pratos de carne assada, como costela de boi ou até um prato clássico chileno como empanadas.
7- Nova Zelândia – Echo Bay Sauvignon Blanc (Marlborough)
Este Sauvignon Blanc de Marlborough é puro frescor! Vinho repleto de sabor e expressão exuberante no coração da golden mile de Marlborough. Com aromas cítricos, maracujá, melão e toques de ervas, apresenta uma acidez que desperta os sentidos. É um vinho recomendado para quem ama brancos vibrantes por ser leve, fresco e super versátil. Para quem adora vinhos brancos aromáticos e com acidez marcante, sem dúvida, é uma ótima escolha. Combina com pratos leves como saladas frescas, frutos do mar ou um ceviche refrescante.
8- África do Sul – Lyngrove Collection Pinotage (Stellenbosch)
O Pinotage sul-africano é um vinho único, com uma mistura de aromas de frutas escuras, pimenta e até um toque de defumado. De paladar leve e boa acidez, ele traz a personalidade vibrante da África do Sul. Para quem adora vinhos frescos sem perder o corpo e complexidade de um vinho tinto, o Pinotage vai conquistar os paladares com sua mistura de sabores. Fica excelente com pratos grelhados como um steak bife de lombo, peixes ou até uma culinária indiana.
9- Estados Unidos – Sutter Home White Zinfandel (California)
O Zinfandel californiano é um vinho frutado com uma coloração rosada com um delicioso aroma frutado que lembra morango e cereja. O primeiro e original White Zinfandel (em 1972). Deliciosamente doce, com notas de morango, melão e lichia, é refrescante, leve e com paladar delicado. Perfeito com comidas picantes ou doces, saladas, peixes e carnes.
10- Australia – Peter Lehmann The Barrossan Shiraz (Barossa Valley)
Este Shiraz australiano é um vinho robusto e vibrante, com aromas de frutas maduras, especiarias e até um toque de chocolate. The Barossan é o exemplo da excelência e qualidade de estilo da região. É um exemplar de Shiraz de alto nível, que reflete a excelência do Barrossan Valley. Com sabores intensos de frutas vermelhas maduras, pimenta e chocolate amargo, tem taninos aveludados, acidez refrescante e grande complexidade. É a companhia ideal para grelhados, massas com molho e legumes assados.