Ideal para quem deseja inovar nas atividades físicas, o Yoga trabalha todas as partes do corpo, da ponta dos pés até o topo da cabeça. Também está conectado com mente e emoções, podendo aliviar o estresse e diminuir a ansiedade. De acordo com a professora de Yoga da Fit Premium Batel, Kali Ananda Santarém de Oliveira, a prática proporciona o autoconhecimento, fazendo com que o praticante respeite a si mesmo e ao próximo. “O exercício envolve o estado de meditação, onde a consciência está na respiração, no corpo, nas sensações, ou seja, no momento presente”, explica.
Em pouco tempo de prática, já podem ser percebidos os benefícios que o exercício proporciona. Segundo Kali, ocorre uma melhora no funcionamento do organismo como um todo. “O Yoga atua nas funções dos rins e dos intestinos, além de fortalecer os músculos das costas, encaixar o abdômen e os órgãos internos e alongar a coluna”, afirma.
Muitas pessoas relacionam a atividade a movimentos difíceis, entretanto cada exercício tem a versão fácil (“sukha”) e avançada (“maha”). A seguir, a profissional dá algumas dicas de movimentos que podem ser realizados por qualquer pessoa, seja no chão ou numa cadeira.
“Sukhasana“: Postura fácil
– Postura sentada com as pernas cruzadas; se estiver numa cadeira pode sentar com os joelhos paralelos apontando para frente.
– Coluna ereta, imagine um fio puxando o topo da cabeça para o alto.
– As mãos pousam sobre os joelhos, podendo fazer “Jnana Mudra”, gesto onde os polegares e os indicadores de cada mão se unem, os outros dedos se mantém firmes e esticados.
– Feche os olhos e volte a atenção para o interno, observando a sua respiração, trazendo a ela um ritmo amplo, suave e tranquilo. Permaneça o quanto for confortável.
“Talasana“: Postura da palmeira
Esta é uma postura de equilíbrio, que traz foco a mente, trabalha desenvolvendo a paciência e o poder de concentração.
– Partir da postura em pé, pés paralelos e na largura dos quadris, braços ao lado do corpo, crescendo a partir da coluna.
– Concentrar o olhar num ponto, de preferência da altura dos olhos, e numa inspiração elevar os braços pela frente até chegar com eles ao lado das orelhas. Junto com os braços sobem os calcanhares (ficar na ponta dos pés). Manter enquanto for confortável ou por 5 a 10 respirações.
– Podem ser feitas variações, subindo um dos braços de cada vez, unindo palmas das mãos, cruzando os antebraços.
“Nitambasana“: Postura de lateralidade
Postura da lateralidade, abrindo espaço nas laterais do corpo e facilitando o fluir da respiração. Traz um grande estímulo ao bom funcionamento dos rins.
– Partir da postura em pé com os membros inferiores unidos. Se estiver sentado em uma cadeira, mantenha os joelhos paralelos apontando para frente. Braços ao lado do corpo. Coluna ereta.
– Entrelaçar dedos das mãos, girar palmas das mãos para fora e, numa inspiração ampla, elevar braços. Ao expirar, desça o tronco para o lado esquerdo. Manter de 5 a 10 respirações e repetir para o outro lado. Ao finalizar fazendo para os dois lados inspirar centralizando, expirar descendo os braços pela frente, soltando então os dedos das mãos.
“Setubandasana“: Postura da ponte
Postura que renova a circulação da cabeça, fortalece pernas e abdômen, tonifica os rins e expande o tórax.
– Partir da postura deitada com as costas apoiadas no chão, pernas flexionadas, pés apoiados com calcanhares próximos aos glúteos. Pés e joelhos na largura dos quadris. Braços ao lado corpo com palmas das mãos voltadas para cima. Queixo recolhido.
– Numa inspiração ampla, elevar os quadris, contraindo coxas, glúteos e abdômen. Manter de 5 a 10 respirações e numa expiração, retornar lentamente as costas apoiadas, vértebra por vértebra.
– Depois de voltar de “Setubandasana”, pode-se abraçar as pernas junto ao corpo e fazer um leve balanço para os lados, massageando as costas.