Com as temperaturas mais baixas e o tempo mais seco, as chances de algumas doenças respiratórias aumentam. Gripe, asma, bronquite, sinusite e até pneumonia costumam ser mais comuns nessa época do ano – além de ainda estarmos em pandemia, sempre com o risco de contaminação do vírus da Covid-19. Por isso, mais do que nunca, precisamos cuidar do nosso sistema imunológico. Entre todos os cuidados, a alimentação é, sem dúvida, um dos pilares mais importantes. Aproveitando o friozinho, a médica especialista em Medicina do Estilo de Vida, Dra. Lívia Salomé separou cinco receitas de sopas que, além de aquecer, dão um up na imunidade:
Sopa de legumes ligth
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de gengibre picado (se não tiver, pode ser em pó)
- 2 tomates maduros em cubos sem casca e sem semente
- 1 cenoura em cubos
- 1 abobrinha em cubos
- 1 chuchu em cubos
- 1 xícara de repolho em tiras
- 1 xícara de espinafre
- 1 xícara de couve em tiras
- 2 litros e água
- Sal a gosto
- Farinha de linhaça para polvilhar (opcional)
Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho e, quando estiverem dourados, acrescente o tomate, o gengibre e a cenoura, refogando por mais 2 minutos. Adicione os 2 litros de água já fervida, a abobrinha e o chuchu. Cozinhe até os legumes ficarem macios. Depois, coloque o repolho e deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos. Com o fogo desligado, junte a couve e o espinafre. Tampe a panela e deixe cozinhar no caldo quente por cerca de 10 minutos. Mexa bem, coloque o sal (se precisar) e finalize com farinha de linhaça.
Sopa de inhame com espinafre
Ingredientes
- 5 inhames médios descascados e picados
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 xícara de espinafre picado
- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada
- 1 xícara de água
- 1 colher (chá) de tomilho e alecrim
- 1 colher (café) de gengibre picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola, o alho e o gengibre e cozinhe o inhame. Quando estiver bem macio, amasse e acrescente o espinafre, o tomilho, o alecrim e o sal. Quando o espinafre estiver cozido, desligue o fogo, misture a farinha de linhaça e sirva.
Sopa de abóbora com batata-doce
Ingredientes
- 300g de abóbora em cubos
- 600g de batata-doce em cubos
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 litros de água
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo
Cozinhe a batata-doce em água e sal. Escorra e reserve. Enquanto isso, refogue o alho e a cebola no óleo de coco. Coloque a abóbora, refogue mais um pouco e cozinhe até ficar bem macia. Deixe esfriar e bata metade das batatas, a abóbora (com a própria água), a pimenta e sal. Volte para a panela para aquecer e finalizei com o cheiro-verde. A outra metade da batata, corte em cubinhos e sirva junto, regando um pouco de azeite.
Sopa de beterraba vegana
Ingredientes
- 4 beterrabas médias
- 2 batatas
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 tomate sem pele e sem semente
- 1 xícara de leite de amêndoas
- pimenta do reino
- salsinha e cebolinha a gosto
- sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe as beterrabas e batatas com água e sal. Quando estiverem bem macias, espere esfriar. Refogue a cebola, o alho e o tomate com um fio de azeite. Espere o tomate soltar bastante água, desligue o fogo, acrescente a beterraba e a água do cozimento. Bata essa mistura no liquidificador. Quando estiver homogêneo, acrescente as batatas e o leite. Volte para a panela, aqueça e finalize com os temperos.
Sopa de chuchu com tomate
Ingredientes
- 3 chuchus grandes;
- 1 cebola;
- 1 dente de alho;
- 1 caldo de legumes caseiro;
- 2 tomates picados em cubos e sem pele e sem semente;
- sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe os chuchus no caldo de legumes caseiro. Acrescente ao caldo a cebola, alho e tomates picados. Se necessário, coloque sal. Quando o chuchu estiver macio, bata tudo no liquidificar e cozinhe por mais 5 minutos. Você pode finalizar com pimenta do reino e salsinha, além de um fio de azeite.
“Se alimentar bem e consumir pratos ricos em todos os tipos de nutrientes é super importante para manter nosso sistema imunológico fortalecido. Mas é bom lembrar que é preciso ter uma rotina de atividade física e sono adequados para potencializar a ação da alimentação”, explica Dra. Lívia.
Outra dica importante é aproveitar o tempo na cozinha para fazer mais porções e congelar. Além disso, usar pratos com os mesmos ingredientes te ajudam a otimizar o tempo.
“Quanto mais organizamos nosso tempo na cozinha, mais conseguimos nos alimentar bem e variar o cardápio. Em tempos de home office, ainda mais para quem tem filhos, isso acaba ajudando muito no dia a dia e impacta de forma muito positiva na qualidade das refeições”, completa a médica.