Aproveite o “Dia Mundial do Veganismo” e conheça 7 casas especializadas em Goiânia

A data é registrada para homenagear o 50º aniversário da Vegan Society da Inglaterra, criadora desse estilo de vida, e para celebrar a criação da fromas de viver sem maltrato aos animais

Em 1º de novembro é comemorado o “Dia Mundial do Veganismo”. O termo foi criado em 1944 por Louise Wallis, presidente da Vegan Society da Inglaterra, ao originar a filosofia de vida que defende descartar o consumo de qualquer produto de origem animal. A data homenageia o 50º aniversário da organização fundadora e celebra a criação das formas de viver sem maltrato aos animais.

É muito comum a comparação da filosofia com o vegetarianismo, no entanto há diversas diferenças entre ambos. Com ramificações no modo como se alimentam, – lactovegetarianos, ovolactovegetarianos, ovovegetarianos e vegetarianos estritos – os vegetarianos escolhem não incrementar carne animal nas refeições.

Já os veganos, adotam um estilo de vida que vai além da alimentação. Além de não comer carne de origem animal, os adeptos rejeitam o uso de produtos relacionados aos maus tratos, como mercadorias que fazem testes em animais; vestimentas – couros, peles, lãs –; ou subprodutos advindo dos bichos, como leite, ovos, mel, entre outros.

Para celebrar a data, a Zelo preparou uma lista de restaurantes especializados em comidas veganas em Goiânia, tanto para os que já inseriram a filosofia no cotidiano, quanto para os não adeptos conhecerem novas formas de alimentação. Confira!

1. La Bottega Dell’Arte

Dia Mundial do Veganismo
(Foto: Reprodução Instagram/@labottegagoiania)

Se você é do time que ama um hambúrguer, não pode deixar de passar pela La Bottega Dell’Arte. A hamburgueria apresenta um cardápio voltado para o público vegano e vegetariano, além de salgados, petiscos e sobremesas sem glúten.

Em um estilo retrô, a casa nos envolve nas lembranças de “casa de vó”, rica na decoração em madeiras e objetos antigos traz a sensação de aconchego e uma viagem diretamente do túnel do tempo.

O menu é um destaque a parte com nomes de artistas europeus que marcaram época e fizeram história. Giotto Di Bondone, Michelangelo Buonarroti e Leonardo Da Vinci não podem faltar em sua apreciação da casa.

Onde fica: Rua 143, s/n, Setor Marista, Goiânia
Contato: (62) 3924-7275
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 17h às 22h15; aos sábados e domingos, das 16h às 22h15

2. Shéng Yè

Dia Mundial do Veganismo
(Foto: Reprodução Instagram/@restauranteshengye/Cicilia Fotos)

Especializado em comida asiática, o restaurante traz a filosofia vegana em seu nome. A junção dos ideogramas Shéng, que significa divindade, budas e santos; e Yé, referente a iluminação e iluminado, se caracteriza pela compaixão dos seres iluminados e a recusa da matança contra os animais.

O cardápio apresenta clássicos da cultura asiática, como yakissoba, e releituras em versão vegana, tang tzu de berinjela. Não deixe de provar um novo olhar para essas iguarias internacionais.

Shéng Yè realiza seu cardápio de forma diária, ou seja é referente ao dia, você pode conferir qual será a refeição nas redes sociais do estabelecimento.

Onde fica: Avenida Mutirão, 2281, Setor Bueno, Goiânia
Contato: (62) 3941-0057
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 14h

3. Be Green Vegan

Dia Mundial do Veganismo
(Foto: Reprodução Instagram/@begreenvegan)

Aberto recentemente na capital de Goiás, em 2021, o Be Green Vegan adota uma decoração que faz jus ao que servem no cardápio. Com uma apresentação naturalista adota o vegano desde sua decoração.

Na casa, o cardápio vai desde feijoada a moqueca de banana, uma viagem cultural de norte a sul do Brasil. Além dessas iguarias, releituras de comidas clássicas também são servidas, como strogonoff de soja, além de hambúrgueres e petiscos.

Onde fica: Rua 1130, 36, Setor Marista, Goiânia
Contato: Ifood
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 11h às 14h30, e da quarta a sábado também das 17h às 21h30

4. Loving Hut Goiânia

Dia Mundial do Veganismo
(Foto: Reprodução Instagram/@lovinghutgyn)

A franquia presente em Goiânia e São Paulo, Loving Hut, é uma alternativa vegana para aqueles que têm um cotidiano corrido. No cardápio, além de pratos clássicos vistos na culinária brasileira, também apresenta opções fast-food.

Onde fica: Rua C-238, Jardim América, Goiânia
Contato: (62) 3087-9884
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 11h às 14h30, e aos sábados e domingos das 11h às 14h30

5. Box Veg Açougue do bem

Dia Mundial do Veganismo
(Foto: Reprodução Instagram/@box_veg)

A Box Veg apresenta o diferencial de ter um atendimento exclusivamente online. Uma opção para o dia a dia corrido do brasileiro, com possibilidades de retirada na loja, entrega, congelados e fast-food, a casa apresenta a praticidade como carro chefe.

No cardápio, diversas modalidades para pessoas com dieta restrita estão presentes – sem glúten, low carb, sem adição de açúcar e lactose. Desde lasanha de berinjela a releituras de comidas asiáticas, a variedade de alimentos é presente na casa.

Contato: (62)99206-6481
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h

6. Fruta e Raiz

Dia Mundial do Veganismo
(Fotos: Reprodução Instagram/@frutaeraiz)

Tradicional em Goiânia, a Fruta e Raiz está aberta desde 2014 oferecendo uma alimentação 100% vegana. O carro chefe do restaurante são as “hot box” – refeições servidas em caixinhas. Além disso, a casa oferece produtos orgânicos e sucos sem água e açúcar, apenas a fruta.

Onde fica: Rua 22, Vila Santa Helena, Goiânia
Contato: (62) 98480-1200
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 19h

7. Candela Pâtisserie

Dia Mundial do Veganismo
(Foto: Reprodução Instagram/@candelapatisserie)

Ninguém é de ferro, não é mesmo? No final da refeição sempre é bom ter aquele docinho para sobremesa. A Candela Pâtisserie é especializada em doces totalmente veganos e artesanais.

Bolos caseiros, confeitados, brigadeiros; doces para todos os gostos estão presentes em seu cardápio. A variedade do menu também conta com opções sem glúten para quem apresenta restrição alimentar.

Contato: (62) 99837-2324

Deixe um comentário