Alongamento

A atividade física é uma das melhores alternativas para quem busca aliviar o estresse do dia a dia, além de manter uma boa saúde e melhorar a qualidade de vida. Mas para garantir esses benefícios, não basta apenas realizar alguma modalidade de esporte. É preciso estar atento aos cuidados que antecedem a prática esportiva, para que tudo seja feito de maneira benéfica. Nesse caso, o alongamento e o aquecimento são fundamentais.
“É preciso preparar o organismo para a atividade que está por vir. A prática de esportes repentina quebra o equilíbrio do corpo”, afirma o educador físico e personal trainer da Unique Fitness, Osvaldo Gabriel. Ele também alerta que uma mudança drástica no estado do organismo pode ocasionar lesões em músculos, ligamentos e tendões. Por isso, tanto quem pratica esportes constantemente, quanto quem leva uma vida sedentária, precisa se alongar e aquecer o corpo cada vez que realizar um exercício.
O primeiro passo é o estiramento dos músculos. De acordo com o professor, o alongamento que antecede o exercício é requisito indispensável para uma boa prática desportiva com qualidade e segurança. Para alongar toda a musculatura são necessários de 5 a 10 minutos, sendo que, em cada posição, o indivíduo deverá permanecer de 20 a 40 segundos. “Quando realizamos exercícios físicos, esse promove microlesões e, se não for feito um trabalho de alongamento pré e pós-exercícios, poderá ocorrer o encurtamento das fibras musculares e, conseqüentemente, a diminuição da flexibilidade”, explica o professor.
A conseqüência disso é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas em articulações e músculos. “Com a prática regular de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias causadas pela prática de esportes, prevenindo o desenvolvimento desses problemas”, afirma Gabriel. O educador físico destaca ainda que, após o término do exercício, o alongamento também é essencial. “O estiramento da musculatura induz ao relaxamento do corpo, além de melhorar a postura e a circulação”, completa.
Após alongar o corpo, há ainda outro cuidado importante que não pode ser deixado de lado: o aquecimento. Com o aumento da temperatura corporal, há também um aumento da força muscular. Isso ocorre porque a freqüência com que o sangue libera oxigênio para os músculos é maior. Além disso, o aquecimento também altera a freqüência cardíaca, preparando o coração para suportar o exercício.
Segundo Gabriel, cada esporte exige um tipo de aquecimento específico. Portanto, na hora de realizar uma atividade, o ideal é consultar um especialista, que indicará uma preparação adequada de acordo com as características individuais do esporte e garantirá os benefícios para a saúde.

Atenção para os benefícios do alongamento

As tensões musculares são reduzidas;
– Induz o corpo ao relaxamento;

– Previne lesões;
– Melhora a postura e o esquema corporal;
– Ativa a circulação;
– Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga;
– Melhora a atenção.

Deixe um comentário