Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Alongamento

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
A atividade física é uma das melhores alternativas para quem busca aliviar o estresse do dia a dia, além de manter uma boa saúde e melhorar a qualidade de vida. Mas para garantir esses benefícios, não basta apenas realizar alguma modalidade de esporte. É preciso estar atento aos cuidados que antecedem a prática esportiva, para que tudo seja feito de maneira benéfica. Nesse caso, o alongamento e o aquecimento são fundamentais.
“É preciso preparar o organismo para a atividade que está por vir. A prática de esportes repentina quebra o equilíbrio do corpo”, afirma o educador físico e personal trainer da Unique Fitness, Osvaldo Gabriel. Ele também alerta que uma mudança drástica no estado do organismo pode ocasionar lesões em músculos, ligamentos e tendões. Por isso, tanto quem pratica esportes constantemente, quanto quem leva uma vida sedentária, precisa se alongar e aquecer o corpo cada vez que realizar um exercício.
O primeiro passo é o estiramento dos músculos. De acordo com o professor, o alongamento que antecede o exercício é requisito indispensável para uma boa prática desportiva com qualidade e segurança. Para alongar toda a musculatura são necessários de 5 a 10 minutos, sendo que, em cada posição, o indivíduo deverá permanecer de 20 a 40 segundos. “Quando realizamos exercícios físicos, esse promove microlesões e, se não for feito um trabalho de alongamento pré e pós-exercícios, poderá ocorrer o encurtamento das fibras musculares e, conseqüentemente, a diminuição da flexibilidade”, explica o professor.
A conseqüência disso é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas em articulações e músculos. “Com a prática regular de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias causadas pela prática de esportes, prevenindo o desenvolvimento desses problemas”, afirma Gabriel. O educador físico destaca ainda que, após o término do exercício, o alongamento também é essencial. “O estiramento da musculatura induz ao relaxamento do corpo, além de melhorar a postura e a circulação”, completa.
Após alongar o corpo, há ainda outro cuidado importante que não pode ser deixado de lado: o aquecimento. Com o aumento da temperatura corporal, há também um aumento da força muscular. Isso ocorre porque a freqüência com que o sangue libera oxigênio para os músculos é maior. Além disso, o aquecimento também altera a freqüência cardíaca, preparando o coração para suportar o exercício.
Segundo Gabriel, cada esporte exige um tipo de aquecimento específico. Portanto, na hora de realizar uma atividade, o ideal é consultar um especialista, que indicará uma preparação adequada de acordo com as características individuais do esporte e garantirá os benefícios para a saúde.

Atenção para os benefícios do alongamento

As tensões musculares são reduzidas;
– Induz o corpo ao relaxamento;

– Previne lesões;
– Melhora a postura e o esquema corporal;
– Ativa a circulação;
– Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga;
– Melhora a atenção.