A Associação Goiana dos Municípios promove no próximo dia 5, às 10 horas da manhã, em sua sede, uma reunião com a bancada federal goiana formada por 17 deputados e 3 senadores. O objetivo é o de obter, de forma antecipada, o compromisso dos parlamentares de que vão votar as matérias que tramitam no Congresso Nacional favoravelmente aos interesses dos municípios.
Dentre elas estão a regulamentação da Emenda 29 que trata da distribuição de recursos para a saúde e o veto ao projeto de lei que define a distribuição dos royalties do petróleo do Pré Sal. No caso da Emenda 29, a qual falta apenas a votação de um destaque, ela tramita na Câmara Federal a mais de 1.130 dias ser colocada a apreciação do plenário.
Vale lembrar que já existem compromissos assumidos pela Câmara Federal e pelo Senado durante a XIV Marcha à Brasília, realizada em Maio último, de que essas matérias seriam votadas o mais rápido possível, como querem os prefeitos, mas até agora não foi tomada nenhuma decisão prática nesse sentido. Tal fato vem gerando insatisfação.
A reunião a ser promovida pela AGM foi uma sugestão do prefeito de Cezarina, João Gladston de Paula Reis Sá, o “João do Queijo”, durante um recente encontro de prefeitos e diretores da AGM em Goiânia com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios Paulo Ziulkoski.
Marcio Cecílio, presidente da AGM, está convidado todos os prefeitos e diretores das Associações Regionais para que participem da reunião com os parlamentares federais goianos já que, segundo ele, será uma oportunidade única para que os prefeitos argumentem junto aos seus representantes no Congresso Nacional da importância de votação e de aprovação dessas matérias. Também servirá para que sejam intensificados os preparativos para a grande Mobilização Nacional Municipalista que acontece dias 13 e 14 próximos em Brasília.
Dia 05 de setembro: reunião de prefeitos com os deputados e senadores goianos.
Local: Sede da AGM ( Av. T-1, nº 2.050 – Setor Bueno – Goiânia/GO
Horário: 10 horas
Assunto: matérias em tramitação no Congresso Nacional
Fonte: Assessoria de Comunicação da AGM