
Diante de uma gama de tecnologias a serviço do cirurgião-dentista, não existem dúvidas de que o que mais importa é o que o especialista transmite ao paciente. A confiança da pessoa no seu dentista é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento odontológico. Existem muitas maneiras de alcançar um sorriso saudável, funcional, longevo e belo, e a melhor técnica é aquela que resolve a queixa principal do cliente, e satisfaz suas expectativas sobre o tratamento odontológico.
         O mercado atual está muito exigente para todas as áreas. Na área da saúde, é preciso estar atualizado, dominar técnicas modernas, menos invasivas, ter noções de outras áreas, como fotografia, computação, administração, marketing e estética. Entretanto, de que adianta saber muito, se não há sabedoria por parte do profissional para ouvir, entender o desejo do paciente, e respeitar o conceito estético de cada um? A estética é muito relativa. Depende da experiência de vida de cada pessoa, de seus costumes e cultura, e dos seus anseios quanto ao futuro. Nós precisamos evitar a generalidade dos padrões, e saber verbalizar isso ao nosso cliente, frisando que, muitas vezes, não é possÃvel copiar um sorriso de celebridade jovem em uma pessoa mais experiente. É preciso buscar o natural, o fisiológico. O equilÃbrio é a chave para a harmonia do sorriso. E equilÃbrio significa sutileza, serenidade, ausência de tensão, discrição, classe. Nós, profissionais cirurgiões-dentistas, devemos nos basear nestes preceitos na nossa prática diária.  Â
         A internet abriu os caminhos da comunicação. Os nossos clientes estão cada vez mais exigentes, mais informados sobre o que a odontologia moderna pode oferecer. Muitas vezes, mal-informados, ao lerem “milagres†propostos pela imprensa sensacionalista. Cabe a nós, dentistas, informar didaticamente os nossos pacientes sobre as possibilidades para cada caso, explicando as vantagens e as desvantagens do tratamento. Nós devemos personalizar, individualizar aquilo que vamos oferecer para cada paciente, e nisto consiste a odontologia humanizada. Permitir que o cliente decida e consinta os caminhos do seu tratamento. Cada ser humano é único, e traz consigo suas expectativas, seus conceitos estéticos, seus medos, seus traumas. O profissional que consegue captar, sobretudo esse perfil psicológico do paciente, estará mirando no sucesso de qualquer tratamento.
Â

Â
Â
Â
Â
Â
Dra. Maristela Lobo
Mestre em Odontologia, Doutora em ClÃnica Odontologia, Especialista em Periodontia, Professora dos Cursos de Pós – graduação em Odontologia Estética e implantes no SENAC – SP, Tem residência em Harvard.
Site: www.maristelalobo.com.br  Â
Â