O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que será entregue no dia 4 de dezembro, já tem os finalistas nacionais. Após as etapas de seleção estadual e regional, foram escolhidos os trabalhos de representantes de 16 estados: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. Goiás conta com dois trabalhos na final, nas categorias Jornalismo em Áudio e Jornalismo Universitário.
A reportagem da CBN Goiânia “Tecnologia chega a pequenos produtores rurais de Goiás” está na final de áudio. Produzida pela equipe Nathália Lima e José Bonfim, a matéria aborda como a tecnologia chega a pequenos produtores rurais de Goiás e como o Sebrae tem papel preponderante para esse resultado.
Já na categoria especial Jornalismo Universitário, a Universidade Federal de Goiás também está na final com a reportagem “Café com Afeto – O protagonismo feminino que aquece Goiânia”. Produzida em texto escrito com apoio de vídeos, a matéria aborda as histórias de três mulheres empreendedoras que estão reinventando o negócio de cafés como espaço de afeto, hospitalidade e protagonismo feminino.
Em 2025, a edição do PSJ alcançou o terceiro recorde consecutivo de inscrições, com quase 3,5 mil trabalhos enviados, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O resultado confirma o prêmio como a maior iniciativa de valorização do jornalismo voltado ao empreendedorismo no país.
Voltada para profissionais e estudantes de comunicação, a premiação contempla quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo), destinadas à imprensa profissional, além da categoria especial Jornalismo Universitário, que incentiva a produção jornalística sobre empreendedorismo dentro das universidades.
A cerimônia de premiação nacional do PSJ será realizada em Brasília, reunindo jornalistas e estudantes de todo o país. Durante o evento, serão revelados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, escolhido entre os primeiros lugares das categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.
Além do troféu, os vencedores nacionais receberão notebooks e celulares de última geração, como forma de reconhecimento e incentivo à produção jornalística de qualidade sobre o empreendedorismo brasileiro.














