Por Júnior Bueno
Neste domingo (26), o Bosque dos Buritis ser transform em um túnel do tempo da comunicação goiana com a exposição A História da Propaganda Goiana. Instalada próxima ao monumento de Siron Franco, a mostra reúne 20 anúncios que marcaram diferentes momentos da publicidade no estado — do primeiro registro publicado no jornal Matutina Meiapontense (1830) a campanhas das décadas de 1980 e 1990, período considerado a era de ouro da propaganda local.
Entre os destaques estão peças de agências como Arte&Norma (posteriormente Uniart), AB&Corrêa, Onogás, BEG, Caixego e Novo Mundo, além de anúncios raros de rádios, escolas, comércios e campanhas políticas. Cada peça reflete a vida econômica, social, religiosa e cultural de Goiás em sua época, compondo um retrato das transformações do estado por meio da publicidade.
Mais do que uma mostra visual, o projeto convida o público a revisitar sua memória afetiva e coletiva. Em tempos de comunicação digital acelerada, A História da Propaganda Goiana propõe uma pausa para contemplar o tempo em que palavras, imagens e slogans eram construídos para impactar no papel — e permaneciam na lembrança.
A iniciativa foi selecionada no Edital de Credenciamento nº 01/2025 da 3ª Edição do Projeto Claque – Retomada Cultural e tem proposição de Adriana Alves Ferreira Godinho. A exposição será aberta ao público neste domingo (26), das 9h às 16h, no Bosque dos Buritis. A entrada é gratuita.
A História da Propaganda Goiana
Local: Bosque dos Buritis – próximo ao monumento de Siron Franco
Data: Domingo, 26 de outubro de 2025
Horário: das 9h às 16h
Entrada gratuita















