Goiás incorpora Caverna Terra Ronca I ao patrimônio estadual

Transferência oficial marca avanço na regularização fundiária e na proteção do Parque Estadual de Terra Ronca
Caverna Terra Rocha I
(Foto: Semad)

A área onde se localiza a entrada da Caverna Terra Ronca I, no município de São Domingos, foi oficialmente incorporada ao patrimônio do Estado de Goiás. A transferência da Fazenda Terra Ronca, confirmada pelo Cartório de Registro de Imóveis local, representa um marco no processo de regularização fundiária do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), unidade de conservação criada em 1989.

A formalização decorre de uma atuação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO). A desapropriação amigável da fazenda foi viabilizada por meio de contrato extrajudicial firmado com os herdeiros do imóvel, seguido por retificação judicial dos registros e expedição da ordem de incorporação.

A Caverna Terra Ronca I é uma das principais atrações do parque e uma das maiores cavernas da América do Sul, conhecida por suas formações geológicas e ecossistemas subterrâneos únicos. Com a posse oficial do imóvel, o Estado poderá aprimorar o controle de visitações, incentivar o ecoturismo e ampliar o acesso para pesquisas científicas nas áreas de biodiversidade, geologia e arqueologia.

Além da Terra Ronca I, o Estado adquiriu recentemente mais duas áreas: a Fazenda Vargem e Caraíbas (com 233,8 hectares) e a Fazenda São João de Baixo (97,8 hectares), esta última incorporada por meio de doação. Com as novas incorporações, a área regularizada do parque passa de 64% para 65% de seus cerca de 57 mil hectares. Um novo avanço já está previsto: a aquisição de mais 5 mil hectares elevará a cobertura fundiária para 74% do total da unidade.

Caverna Terra Rocha I
(Foto: Semad)

Deixe um comentário