
A Escola do Futuro em Artes Basileu França recebe nesta semana o VI Encontro Nacional de Coros (ENCoros), em Goiânia. A edição de 2025 reúne mais de 20 grupos de canto de Goiás e de outros estados em uma programação de cursos, webinários e rodas de conversa. Além das atividades de integração e troca de experiências entre cantores, regentes e professores, foi planejado também um calendário especial para o público. De 3 a 7 de setembro, os goianienses poderão assistir gratuitamente a dezenas de apresentações.
A solenidade de abertura será na quinta-feira (4), às 20h, na Catedral Metropolitana de Goiânia, e contará com uma homenagem à professora de canto Maria Lucy da Veiga Teixeira. Natural da cidade de Goiás, Dona Fifia, como é conhecida, formou-se em Canto Orfeônico com Heitor Villa-Lobos e em Piano pela Universidade de Música de São Paulo.
Em Goiás, a artista fundou o Conservatório de Música, instituição que deu origem à Universidade Federal de Goiás, onde também atuou como professora. Desde 1970, ocupa a cadeira 24 da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, como membro fundadora. Após a homenagem, o Coro Sinfônico de Goiânia apresenta um repertório preparado especialmente para a ocasião.
O ENCoros chega à sua sexta edição com reconhecimento nacional por promover a música coral e valorizar os artistas que difundem o gênero no Brasil. Neste ano, o evento adota formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões online, ampliando o alcance do projeto. A EFG em Artes Basileu França, além de sediar a programação, participa com o Coro Sinfônico Jovem de Goiás, que encerra o encontro no dia 7.

Serviço: VI Encontro Nacional de Coros na EFG em Artes Basileu França
Quando: 3 a 7 de setembro
Onde: Teatro Escola Basileu França, Av. Universitária, nº 1750, Setor Leste Universitário
Entrada: Gratuita
Ingressos: sympla.com.br.