[the_ad id="246630"]

Goiânia recebe seu primeiro residencial com apartamentos ultracompactos de 22m²

Formato de moradia consolidado em outras capitais chega para atender aos hábitos de consumo do público jovem, que prioriza áreas comuns compartilhadas e localização associada a fatores como mobilidade, praticidade e rentabilidade
Fotos: Divulgação

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a geração nascida a partir de 1995 já soma cerca de 47 milhões de pessoas no Brasil. Esses jovens, que já estão inseridos no mercado de trabalho, vêm transformando padrões de consumo, mobilidade e, principalmente, de moradia. Em vez de grandes metragens, priorizam localização estratégica, soluções sustentáveis, rentabilidade e espaços compartilhados que promovam experiências e praticidade no dia a dia.

Essa mudança de comportamento, impulsionada pelos chamados “nômades digitais” — que trabalham e vivem com mobilidade e valorizam a tecnologia como aliada da rotina — inspirou a criação do Nomad Modern Life, o primeiro empreendimento de apartamentos ultracompactos de Goiânia. Fruto da parceria entre a SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, AORB Evolução Construtiva, Cy Capital e Cel Engenharia, o projeto traz unidades studio de 22m², alinhadas às novas formas de viver, trabalhar e se conectar.

Já tem alguns anos que os apartamentos tipo studio se tornaram o maior mercado de São Paulo. Em seguida, a tendência se espalhou pelas maiores cidades do país. No ano passado, os compactos já representaram quase metade dos imóveis vendidos em Goiânia, de acordo com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás, a Ademi-GO. Agora, nós trazemos o primeiro ultracompacto da cidade, pois enxergamos uma demanda crescente por parte de uma geração moderna, que busca usufruir mais e ter menos. Seja para morar, com o interesse prioritário em áreas comuns equipadas para uso coletivo, em detrimento de maiores metragens. Ou para os investidores interessados na rentabilidade de imóveis destinados a hospedagens short stay, ou seja, locação por diárias. Por isso, o Nomad parte da junção entre mobilidade, segurança em valorização e rentabilidade, áreas comuns compartilhadas e soluções completas em gestão”, caracteriza Fernando Razuk, CEO da SOMOS.

Democratização e mobilidade

Localizado em um terreno na Avenida TÇO1, no coração do Setor Bueno – uma região com grande infraestrutura e acesso aos polos de educação e saúde, uma rede completa de serviços e lazer, além da forte cena gastronômica -, o Nomad Modern Life conta com 515 unidades, com metragens entre 22 e 28m², no formato studio, 32m² de um quarto; 38m² com dois quartos; 56m² com duas suítes; e 68m² com três quartos. “É um formato que democratiza a aquisição de apartamentos em regiões mais nobres da capital goiana, o que possibilita o acesso de pessoas com menor poder aquisitivo aos bairros mais nobres da cidade. Isso revoluciona também a mobilidade, fazendo com que as pessoas morem próximo do que há de melhor em serviços e comércio e, dessa forma, percam muito menos tempo de trânsito no dia a dia, por exemplo”, diz.

Coliving e lazer multinível

Com projeto arquitetônico assinado pelo escritório Isabel Jácomo, interiores projetados por Adriana Mundim e Fernando Galvão, e o paisagismo do renomado Guilherme Takeda, o Nomad aposta no conceito de coliving, no qual o morador utiliza as áreas comuns do edifício como extensão do apartamento. Dessa forma, o empreendimento oferece uma ampla oferta de espaços compartilhados, entregues equipados e decorados, distribuídos em vários pavimentos, o que a incorporadora denominou de lazer multinível. O 31º pavimento abriga o rooftop, um pavimento inteiro de lazer, que conta com 3 espaços gourmets com temáticas diferentes, um Pub Gourmet e piscina de borda infinita com dois SPAs integrados à piscina, deck molhado e sauna. Os 13º e 14º pavimentos trazem uma academia de 200m² com pé direito duplo, mezanino e vista panorâmica, assinada por uma renomada consultoria, e uma brinquedoteca fitness, para os pais que não tem com quem deixar a criança enquanto treinam; uma ala Wellness, com estúdio de beleza e sala de massagem; ainda há um espaço coworking completo, com sala de podcast, cabines criativas e sala de reuniões. No terceiro pavimento estão salão de festas com churrasqueira integrada, praça verde, lounge de jogos, quadra de esportes e playgroundpet place com pet care integrado, e uma lavanderia moderna operada pela OMO. Já no térreo estão os ambientes utilitários, como lobby de altíssimo padrão, minimercado autônomo, espaço delivery, bicicletário com bicicletas e patinetes elétricos compartilhados e uma ferramentaria.

Rentabilidade e gestão

Outro fator no qual o Nomad se pauta é a consolidação da demanda por locações Short Stay, em função do turismo de negócios e de saúde em Goiânia. “Muitas pessoas fazem uso dos polos de educação e saúde da capital, o que tem gerado uma alta demanda por hospedagens, principalmente na região do Setor Bueno e dos bairros mais próximos de clínicas, escolas e universidades. Além disso, a economia de Goiás tem crescido acima da média nacional, e tornou Goiânia um polo de negócios. Isso aumenta significativamente a demanda de hospedagens de empresários, executivos e consultores que vem a Goiânia a negócios. Esse movimento trouxe a possibilidade de os proprietários de imóveis investirem nas locações por temporada, em plataformas como Airbnb e Booking, por exemplo, que rendem mais do que o aluguel convencional. Sendo que, a hospedagem nesses apartamentos pode ser uma alternativa mais econômica e confortável do que um hotel tradicional”, diz Razuk.

O empresário explica que, em consequência desse movimento, surgiram empresas que fazem a gestão desse formato de locação, de forma que o proprietário do imóvel possa alugar seu apartamento por diárias, sem qualquer trabalho ou burocracia. Essas empresas oferecem projetos para os imóveis e fazem todo o serviço para deixá-los mobiliados, equipados e decorados, sem qualquer trabalho para o proprietário do imóvel. Além disso, gerenciam toda a locação em si: desde precificar corretamente a diária, anunciar o apartamento nas plataformas existentes, como Airbnb e Booking, fazer check-in e checkout dos hóspedes, gerenciar a limpeza e manutenção do apartamento. “Cientes desse cenário aquecido, nós fechamos uma parceria com a Housi, maior empresa brasileira no segmento, para oferecer essa solução completa aos clientes, que terão a opção de deixar seus apartamentos sendo geridos por uma companhia especializada. É uma realidade já estabelecida nas maiores capitais do país e que está chegando a Goiânia com tendência de grande rentabilidade sem qualquer trabalho ou burocracias”, conclui.

Deixe um comentário