No dia 7 de fevereiro, a mostra Joga Junto abre as portas do HUB Goiás para que o público experimente jogos autorais, enquanto criadores apresentam seus projetos e participam de debates. O evento marca o encerramento do Global Game Jam Goiânia 2026, uma maratona colaborativa de criação de jogos realizada entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro. A programação será gratuita e ocorre das 14h às 20h.
A Global Game Jam conecta simultaneamente dezenas de milhares de participantes em centenas de sedes distribuídas por mais de cem países. Em Goiânia, a iniciativa ganhou relevância nas edições de 2024 e 2025, que reuniram mais de 120 participantes e resultaram na criação de 26 jogos autorais.
Segundo Michelle Santos, produtora do evento, o encerramento no HUB Goiás celebra os processos criativos desenvolvidos durante a maratona. “Nesta edição, o foco esteve no gesto, no traço manual e na narrativa sensível em diálogo com o digital”, afirma. A expectativa é receber entre 400 e 500 visitantes. Para a produtora, a mostra reforça o papel da Global Game Jam Goiânia como espaço de formação e aproximação da sociedade com a produção local de jogos.
Com foco em acessibilidade, a programação contará com interpretação em Libras em todas as atividades, ampliando o acesso aos diferentes públicos.
Programação
Ao longo do dia, os visitantes poderão experimentar os jogos desenvolvidos durante a maratona, testando protótipos autorais. A agenda inclui ainda a Pitch Fest, espaço em que criadores apresentam seus projetos e concorrem a ingressos para rodadas de negócios na gamescom latam, além de cursos da Alura. Também estão previstas palestras sobre os rumos da indústria de games e os processos de criação.
O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que disponibilizará computadores para sorteio durante as dinâmicas da programação, por meio do Programa Sukatech.
Voltada a quem está iniciando na área e busca orientação para ingressar no mercado, a especialista Liai Fuziy conduz uma palestra com um panorama estratégico para novos talentos interessados em profissionalizar sua atuação na indústria de jogos.
O desenvolvimento autoral e os desafios de transformar ideias em projetos estruturados serão abordados por Daniel Siqueira, que compartilha sua experiência na palestra “Empreender e crescer: jornada de um criador de jogos até o lançamento”, detalhando as etapas do amadurecimento de um projeto até alcançar o público.
Complementando a programação, Karol Attekita apresenta a palestra “Fazer jogos é só o começo: dando voz à sua carreira na área de games”, com foco na construção de trajetórias profissionais sustentáveis, integrando desenvolvimento técnico, posicionamento no mercado, marca pessoal e planejamento de longo prazo.
Global Game Jam 2026 – Goiânia
Para a edição de 2026, a jam contou com 50 participantes selecionados por meio de curadoria pública, garantindo um ambiente multidisciplinar; oito oficinas criativas de formação intensiva em áreas como arte, programação, acessibilidade e sound design; além de 48 horas de imersão ininterrupta para o desenvolvimento de protótipos.
“A Global Game Jam Goiânia funciona como um catalisador para o ecossistema de inovação do nosso estado. Este evento promove o fortalecimento da comunidade local, incentivando novas trajetórias e o surgimento de empreendimentos na economia criativa. Ao integrar setores como artes visuais, música e literatura à tecnologia, a Jam projeta Goiás no mapa mundial de criação de jogos, atraindo olhares de investidores, empresas e profissionais de renome”, comenta Gustavo Christino.
Serviço: Mostra Joga Junto encerra Global Jame Goiânia 2026
Data: 7 de fevereiro
Horário: 14h às 20h
Local: HUB Goiânia, Setor Universitário
Entrada gratuita
Mais informações: https://linktr.ee/jogajuntogyn















