
A quarta edição da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. A Ficomex 2025 trará diversas novidades em sua estrutura, com foco na integração entre atividades do evento e na adoção de práticas já consolidadas em encontros internacionais. O público terá contato com experiências de mais de 100 países, representados por embaixadas e câmaras de comércio, além de mais de 10 estados brasileiros, municípios, instituições e empresas relevantes do setor.
Durante os três dias, a programação contará com palestras e painéis simultâneos. “Queremos criar um ambiente imersivo, de maneira que o visitante da Ficomex 2025 tenha uma experiência integrada, como em grandes eventos internacionais de negócios”, afirma Rubens Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), organizadora junto com a Faciest.
No Espaço Global, embaixadas, câmaras de comércio e representantes de governos municipais, estaduais e federal participarão de uma grande mesa em formato oval, inspirado em reuniões internacionais, para apresentar oportunidades de negócios e investimentos. Também haverá espaços rotativos ao longo da programação, destinados ao atendimento ao público.
Além disso, estandes de expositores ocuparão todo o centro de convenções, entre eles os da Acieg, Faciest, Governo de Goiás, Porto de Suape, Grupo Soluti/Everest Digital, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Codego e Wav Bank, empreendimento do embaixador da Ficomex 2025, Gusttavo Lima.
Micro e pequenas empresas em destaque

Uma área exclusiva para micro e pequenas empresas é a principal novidade da edição. “Esta é uma oportunidade de promover conexões entre pequenos empreendedores e companhias de médio e grande porte do Brasil e do exterior, fortalecendo o desenvolvimento econômico e a integração entre diferentes agentes”, explica Fileti.
O Sebrae Goiás firmou parceria para subsidiar estandes de 20 micro e pequenas empresas participantes. Além disso, elas serão contempladas pelo programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A iniciativa prevê rodadas de negócios entre mais de 60 empresas brasileiras do setor de bebidas e alimentos industrializados e compradores de cerca de 15 países da Europa, América do Norte, Oriente Médio, Ásia, América do Sul e África. Parte das vagas foi reservada a micro e pequenas empresas. Outras rodadas de negócios também serão realizadas em espaço exclusivo da Feira.
Serviço: Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central – Ficomex
Data: 4 a 6 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Inscrições: ficomex.acieg.com.br