Por Júnior Bueno
Gerson Fogaça leva a arte goiana para o mundo com a estreia de sua mostra na Argentina. O artista visual estreia internacionalmente a exposição Caos In Itinere, ocupando os três pisos do Museu Carlos Alonso, em Mendoza. A mostra abre na sexta-feira (7/11) e apresenta 39 obras produzidas entre 2007 e 2025. O público poderá visitar a mostra até 30 de novembro.
O projeto recebe apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). Além disso, a curadoria da franco-argentina Patrícia Avena Navarro percorre a produção de Fogaça entre 2013 e os dias atuais. A mostra destaca como o artista transforma o urbano em ritmo, gesto e linguagem poética.
Fogaça é conhecido por mesclar figurativo e abstrato. Além disso, suas obras dialogam entre cor, matéria e tempo. Nesse contexto, nas telas, formas se libertam dos contornos, cruzam o real e o imaginário e compõem paisagens simbólicas que evocam movimento, fluxo e transitoriedade.
A carreira do artista inclui exposições em instituições nacionais e internacionais, como Casa de América Latina (Lisboa), Casa Brasil (Bruxelas), MAC/GO, Museu Nacional da República, Museo Alejandro Otero (Caracas), Sanger Gallery (EUA) e MOCAA (Miami). Com a estreia em Mendoza, Fogaça amplia o alcance global de sua linguagem pictórica.
A exposição é realizada pelo Instituto Cultural Urukum, com produção de Malu da Cunha e KA Produções Culturais.
Serviço
Exposição: Caos In Itinere, de Gerson Fogaça
Curadoria: Patrícia Avena Navarro
Abertura: Sexta-feira (7/11), às 20h
Local: Museu Carlos Alonso – Av. Emilio Civit, 348, Mendoza (Argentina)
Período de visitação: 8 a 30 de novembro
								

											
											












