
O novo Ford Territory 2026 será apresentado oficialmente na próxima quarta-feira (23), em Goiânia. O lançamento acontecerá em um evento exclusivo para convidados, promovido pelas concessionárias Ciaasa e Navesa. Durante a ocasião, os diretores Edgar Queiroz, Mário Henrique Queiroz e Tarciso Cardoso revelarão, em primeira mão, os principais detalhes do modelo, que chega ao mercado com design atualizado, tecnologias avançadas e foco em conforto e sofisticação.
O Ford Territory ganhou uma geração totalmente nova há cerca de dois anos, que foi bem recebida pelo mercado e quadruplicou as vendas. Agora, o SUV médio líder em espaço interno da categoria inicia a venda do novo modelo 2026 no Brasil e refina ainda mais a sua proposta, com aprimoramentos no design, na tecnologia e no conforto.
A renovação tem como foco os atributos mais valorizados pelos consumidores do segmento, seguindo a mesma estratégia de sucesso dos lançamentos recentes da marca: mais conteúdo e qualidade sem aumento de preço.
O design do Novo Territory exibe mudanças pontuais, mas de grande impacto visual. Ele parece maior e de fato é 55 mm mais comprido – tem 4.685 mm –, com elementos que revelam o DNA característico dos SUVs da Ford e realçam a sua sofisticação e imponência. Isso se deve principalmente à nova frente, com faróis full-LED em L, grade preta com detalhes cromados, para-choque e logo Ford redesenhados.
Espaço e requinte
O interior do Novo Territory é um verdadeiro salão, com espaço de sobra para ombros e pernas de três adultos na segunda fileira, teto solar panorâmico e um nível incomparável de conforto. Os bancos têm boa retenção lateral, com acabamento microperfurado e novos encostos de cabeça, grandes e ergonômicos. Além de ajustes elétricos em dez posições para o motorista e quatro para o passageiro, contam com aquecimento e resfriamento.
A cor escura predominante, em Preto Dominó, é contrastada por faixas Marrom Manuka nas laterais dos bancos e nas portas, que criam um efeito esportivo e destacam a amplitude da cabine. Esse tom ocre, batizado em homenagem ao mel de Manuka, contribui para compor um ambiente acolhedor e relaxante. A percepção de requinte é reforçada pelos acabamentos com materiais de qualidade, costuras e encaixes perfeitos.
Volante revestido em couro, seletor de marchas rotativo, luz ambiente de LED configurável em 26 cores e ar-condicionado digital de dupla zona com saídas para a segunda-fileira também estão na lista de equipamentos. O porta-malas com capacidade de 448 litros, ou 1.422 litros com o banco traseiro rebatido, oferece a praticidade do acionamento elétrico sem as mãos, com regulagem do ângulo de abertura e sistema antiesmagamento.
Tecnológico e conectado
A cabine do Novo Territory também ficou mais tecnológica. Tanto o painel digital como a central multimídia, ambos de 12,3”, ganharam novos grafismos e softwares, ajustados especialmente para as preferências do consumidor brasileiro, com respostas rápidas e intuitivas. Além de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e um novo sistema de áudio com efeito 3D, há carregador por indução, três portas USB-C, uma porta USB-A e tomada de 12 V.
O novo SUV também é 100% conectado, com todas as funcionalidades do aplicativo FordPass, como partida remota e agendada, travamento e abertura de portas, alertas e status do veículo (odômetro, nível de combustível, pressão dos pneus, carga da bateria e localização) e alarme perimétrico.
Desempenho e segurança
O Novo Territory é equipado com o eficiente motor 1.5 EcoBoost a gasolina, que combina as tecnologias de turbo, injeção direta e comando variável para entregar uma potência de 169 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 250 Nm (@ 1.500–3.500 rpm). Junto com a transmissão automática de sete velocidades com dupla embreagem banhada a óleo, ele proporciona uma dirigibilidade refinada e silenciosa, incluindo a opção de quatro modos de condução – Normal, Eco, Trilha e Esportivo – e freio eletrônico auto-hold.
O sistema start-stop contribui para o baixo consumo, de 8,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, e boa autonomia com o tanque de combustível de 60 litros. O conjunto de suspensão independente, tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira, também foi especialmente calibrado para as condições brasileiras.
Mais competitivo
O Novo Territory 2026 chega na versão única Titanium, topo de linha e completa, pelo mesmo preço do modelo anterior: R$ 215.000. O objetivo da Ford com essa estratégia é aumentar a competitividade do SUV, apostando também na confiança da marca como um diferencial de mercado.
“O Territory foi o produto da Ford que mais cresceu em 2024 e este ano avançou mais 9%. Ele é hoje o segundo modelo mais vendido da marca no Brasil, depois da Ranger, e a expectativa com a chegada da nova linha é crescer ainda mais”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.