Ford Mustang Dark Horse desembarca no Brasil com espírito selvagem

O seu motor Coyote 5.0 V8, com biela e virabrequim herdados do GT500 e calibração especial, é o aspirado mais potente da linha já trazido ao país: gera 507 cv e tem um ronco impressionante
Dark Horse
Fotos: Ford

O Ford Mustang Dark Horse, versão de série do esportivo mais potente já produzida e, também, a homologada para as ruas mais próxima de um modelo de competição, já está à venda no Brasil. Com um nível inédito de performance, atributos exclusivos e personalidade única, ele chega para dar sequência à linhagem de grandes clássicos da linha, como Shelby GT350, Boss 302, SVT Cobra R e Mach 1, que marcaram época dentro e fora das pistas.

Sim, ele é um carro de rua com acerto de pista, tanto que serviu de base para a criação do Mustang GT3 de corrida. O seu motor é o Coyote 5.0 V8 aspirado mais potente da história (exceto a linha Shelby), com 507 cv. Entre outros avanços, conta com biela e virabrequim herdados do GT500 e uma calibração exclusiva feita para o Brasil. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Fora os números, esse motor tem outra qualidade difícil de traduzir em palavras: o ronco. O trabalho de modulação feito no sistema de escapamento, aliado à alta potência, torna o som característico do V8 ainda mais encorpado e envolvente – uma verdadeira sinfonia para os fãs de performance, que aguça os sentidos e o espírito.

A transmissão automática de dez velocidades e a suspensão adaptativa MagneRide também trazem calibração específica para alto desempenho. A direção é 25% mais responsiva e o diferencial traseiro Torsen conta com um sistema de arrefecimento dedicado. Os freios Brembo de alta performance com discos dianteiros flutuantes seguram a fera com eficiência e mantêm a performance de frenagem em sessões prolongadas na pista, reduzindo significativamente a propensão ao superaquecimento.

“O Mustang Dark Horse tem 15 cv a mais de potência que o Mustang GT, que já é um carro fenomenal. Mas o que ele entrega em termos de performance vai muito além desse número”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. “A sua dinâmica de direção é notável, do mesmo nível de superesportivos, e não é preciso ser piloto para perceber. Ele traz soluções tecnológicas que a Ford desenvolveu em décadas de experiência nas competições.”

Este ano, o Mustang foi classificado pelos dois principais órgãos de avaliação do consumidor dos Estados Unidos, o J.D. Power e o Consumer Reports, como o carro esportivo com maior índice de satisfação da categoria.

Visual desafiador

O visual agressivo da carroceria sinaliza que o Mustang Dark Horse é um espécime diferenciado. As linhas fortes e marcantes não deixam dúvida do seu caráter voltado à performance. A máscara negra envolvendo a grade dianteira e os faróis de LED, as faixas esportivas no capô e os elementos escuros da carroceria – incluindo grade do para-choque, spoiler traseiro, capas dos retrovisores e ponteiras duplas de escapamento de 4,5” – criam uma postura intimidadora.

Essa impressão é reforçada pelo emblema Dark Horse aplicado nas laterais, na traseira e nas soleiras, o primeiro em que o cavalo é visto de frente. Com olhar fixo e narinas abertas, ele encara o observador de modo desafiador. O logo tradicional do cavalo, em versão escurecida, foi mantido na grade dianteira. As pinças de freio pretas exibem os logos Brembo e Mustang.

O interior também tem acabamento exclusivo, com bancos de couro e suede com costuras azuis, cintos de segurança azuis, volante com o emblema Mustang escurecido e uma placa gravada com o número de série de produção no painel. A carroceria oferece seis opções de cores: Cinza Torres, Preto Astúrias, Branco Ártico, Vermelho Arizona, Azul Estoril e Azul Algarve.

Cavalaria bruta

O Mustang Dark Horse foi criado por uma equipe especial de engenheiros, designers e especialistas da Ford apaixonados pelo Mustang, que trabalharam juntos por mais de quatro anos. O seu objetivo foi desenvolver um Mustang focado em desempenho, capaz de rodar de forma exemplar tanto na rua como na pista.

O seu motor, uma versão especial do 5.0 V8 Coyote de quarta geração, com 507 cv (@ 7.250 rpm) e 57,8 kgfm (@ 4.900 rpm), gera mais de 100 cv por litro e entrega 80% do torque disponível a apenas 2.500 rpm.

“As bielas forjadas e o virabrequim herdados do Shelby GT500 têm uma durabilidade estrutural superior, que permite uma calibração mais agressiva e o aumento da pressão da câmara de combustão para extrair o máximo de performance, especialmente em altas rotações”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

A transmissão automática de 10 velocidades também possui uma calibração exclusiva, projetada para trocas de marcha mais rápidas e inteligentes em condições de pista, otimizando a entrega de potência. As suas borboletas para trocas manuais no volante contam com a função downshift, muito útil na pista: quando se mantém a haste apertada, as marchas são reduzidas automaticamente até atingir a rotação ideal.

O Mustang Dark Horse também passou por adaptações específicas de engenharia para o mercado brasileiro. Além de uma nova calibração do motor para extrair maior potência e adequação ao combustível nacional, com mistura de etanol, a suspensão adaptativa MagneRide foi ajustada para as condições de rodagem do Brasil e os softwares das telas atualizados para o idioma português.

Suspensão e freios

O excepcional comportamento dinâmico do Mustang Dark Horse começa na distribuição equilibrada de peso do chassi (55% na dianteira e 45% na traseira). A suspensão independente e adaptativa MagneRide com calibração especial para pista é outro destaque. O seu software tem capacidade de realizar até 1.000 leituras por segundo e foi ajustado para oferecer uma resposta ainda mais firme e rápida, priorizando a estabilidade e o controle do veículo em alta velocidade.

A suspensão também tem molas dianteiras e buchas mais rígidas, que reduzem a rolagem da carroceria em curvas e tornam a resposta da direção mais direta e precisa. A barra estabilizadora traseira sólida é outro item que aumenta o controle da rolagem da carroceria para um comportamento dinâmico mais ágil.

Mais potência exige também freios mais robustos. O sistema de freios Brembo do Mustang Dark Horse conta com pastilhas de alta performance e discos dianteiros flutuantes (de duas peças), de 390 mm, que permitem uma frenagem mais próxima das curvas em alta velocidade, com melhor dissipação de calor. Os discos traseiros são de 355 mm.

O sistema de detecção automática de buracos é outra tecnologia avançada que atua com sensores para enrijecer a suspensão e proteger os pneus e as rodas contra impactos.

As rodas exclusivas de 19×9,5” na dianteira e 19×10” na traseira são calçadas com pneus Pirelli PZero 255/40 e 275/40, respectivamente. Elas são meia polegada mais largas que as do Mustang GT, o que melhora o suporte lateral dos pneus, aumenta a área de contato da banda de rodagem e torna a resposta da direção mais rápida.

Desempenho na pista

A evolução técnica do Mustang Dark Horse é percebida quando se acelera o carro na pista. Comparado ao Mustang GT Performance – que já parte de um patamar muito alto – ele consegue ser ainda melhor.

“A suspensão com maior rigidez vertical e torcional permite ter uma direção com resposta mais direta e também traz melhor equilíbrio e firmeza no contorno das curvas em alta velocidade”, explica Luís Gozzani, piloto de testes da Engenharia Veicular da Ford.

A maior potência do conjunto mecânico, segundo ele, é melhor percebida acima de 5.000 rpm. A transmissão com calibração exclusiva também permite reduções mais agressivas. O diferencial traseiro Torsen com sistema de arrefecimento dedicado transfere o torque para a roda com mais aderência de forma suave e progressiva, livre de sobreaquecimento em uso severo.

“O Mustang Dark Horse tem maior estabilidade e tração na saída de curvas, o que te dá confiança para acelerar mais cedo”, continua Gozzani. “E os freios com discos flutuantes têm maior estabilidade térmica e resistência à fadiga, o que garante frenagens fortes e consistentes na pista sem a necessidade de pausas para resfriamento.”

Modos de configuração

O Mustang Dark Horse oferece cinco modos de condução (Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag) com ajustes automáticos de: rotação e velocidade das trocas de marcha, assistência da direção elétrica, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, controle de estabilidade e tração, luzes ambientes e aparência do painel de instrumentos.

Ele permite também criar seis perfis personalizados de direção, suspensão e escapamento, ou fazer os ajustes separadamente. Nesse caso, basta selecionar os três modos de direção (Normal, Esportivo e Conforto), quatro modos de escapamento (Normal, Silencioso, Esportivo e Pista) ou quatro modos de suspensão (Normal, Esportivo, Pista e Drag).

Para quem gosta de acelerar na pista, o sistema Track Apps oferece outros recursos úteis. Além do freio eletrônico Drift Brake e do Line Lock (travamento das rodas dianteiras para o “borrachão”), ele inclui cronômetros de tempo de volta, aceleração e frenagem, medição de força G lateral e longitudinal e medidores auxiliares de temperatura do motor, temperatura e pressão do óleo, temperatura do diferencial e outros parâmetros, comandados por meio da central multimídia SYNC 4.

Tecnologia e segurança

A cabine do Mustang Dark Horse é totalmente centrada no motorista, no estilo cockpit, com fácil acesso às informações e comandos para a pilotagem. O painel de instrumentos digital de 12,4” configurável forma um conjunto integrado com a tela de 13,2” da central multimídia. Além de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e GPS embarcado, ela vem com sistema de som premium da B&O e 12 alto-falantes.

Bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, ar-condicionado dual zone, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores com rebatimento elétrico fazem parte dos itens de conforto.

Os equipamentos de segurança e assistência ao motorista incluem: sete airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (à frente e à ré), assistente de manutenção e centralização em faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera e sensores de estacionamento traseiros e assistente de partida em rampa.

O Mustang Dark Horse oferece também recursos completos de conectividade, com acesso a dados e comandos remotos por meio do aplicativo FordPass, além de atualizações over-the-air de mais de 20 módulos do veículo. Agendamento de serviços on-line, serviço leva e traz, Guia 360, acompanhamento preventivo inteligente e Ford Concierge são outras facilidades que a Ford disponibiliza para o cliente dentro do seu pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas.

Preço e vendas

O Mustang Dark Horse chega como modelo 2025 em versão única, por R$ 649.000, preço competitivo comparado a outros esportivos de perfil semelhante, considerando o custo por cavalo e todo o conteúdo que oferece. Esse preço pode variar de acordo com a tributação de cada Estado e não há cobrança adicional por cor. A sua venda é feita pela rede de concessionárias da marca, com entregas a partir de agosto.

“Esta é a primeira vez que a Ford oferece no Brasil três versões do Mustang no mesmo ano: Mustang GT Performance, Mustang GT Performance Manual e Mustang Dark Horse, o que mostra a força da linha”, destaca Dennis Rossini.

No primeiro semestre de 2025 as vendas do Mustang mais que dobraram e somaram 579 unidades, número que se aproxima do total de 2024 (704 unidades). Esse resultado inclui a edição limitada do Mustang GT Performance Manual, que esgotou as 200 unidades em apenas 60 minutos. Desde o lançamento no Brasil, em 2018, o Mustang já vendeu 4.000 unidades.

 

Deixe um comentário