
Com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”, a Ficomex 2025 foi aberta nesta quinta-feira (4), em Goiânia, reunindo empresas, instituições e especialistas de diferentes países. A feira segue até sábado (6/9) com exposições, palestras, painéis, apresentações culturais e rodadas de negócios. Mais de 100 embaixadas estão representadas, número que corresponde a mais da metade das nações do mundo e que supera o dobro da edição anterior.
A cerimônia contou com a presença dos governadores Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG) e Marcos Rocha (RO), além do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e do cantor Gusttavo Lima, nomeado embaixador do evento.

Goiás em destaque
Durante a abertura, o governador Ronaldo Caiado ressaltou o avanço da industrialização em Goiás. “Goiás é competitivo em todas as áreas, no comércio, na prestação de serviços e na indústria”, afirmou. O chefe do Executivo goiano destacou ainda o papel da Acieg e da Faciest na promoção da feira e recebeu a Comenda Ficomex, concedida a personalidades que atuam em prol do comércio exterior.
O vice-governador Daniel Vilela anunciou que está em discussão a criação de uma agência de promoção e exportação. “É um instrumento que fomenta as relações comerciais internacionais no nosso Estado. Um formato enxuto, moderno e inteligente que possa conectar Goiás com outros países, instituições e empresas”, explicou.
Integração nacional e internacional
O prefeito Sandro Mabel avaliou a Ficomex como uma vitrine para a economia goiana. “É um evento que tem trazido bons resultados. Você vê pelo número de países participando, pelo tanto de pessoas que vêm procurar o que vender e comprar. Então, Goiás passa por um grande momento, assim como a indústria e o comércio goiano”, afirmou.
Já o presidente da Acieg, Rubens Fileti, destacou que o estado se tornou um “hub de conexão no Brasil inteiro” e anunciou mudanças no formato da feira: a partir de 2026, a Ficomex será realizada de forma bianual, alternando entre Goiás e outros países.

Música e negócios
Ao assumir o título de embaixador da feira, Gusttavo Lima destacou seu envolvimento com o empreendedorismo. “Goiás se tornou uma referência mundial em empreendedorismo e negócios. Fico feliz de unir música e negócio no mesmo sentido e ambiente. Que a gente possa manter o nosso estado cada dia mais forte e fazer diferença”, declarou.
Os governadores de Minas Gerais e Rondônia também reforçaram a importância da integração entre os estados. Marcos Rocha afirmou que a feira “é importante para unir esforços e vencer as dificuldades”, enquanto Romeu Zema destacou os avanços de Minas na atração de investimentos privados.

A Ficomex
Criada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), em parceria com a Faciest, a Ficomex foi retomada em 2024 após quase duas décadas e chega agora à quarta edição. A feira busca fomentar o comércio exterior, ampliar conexões entre empresas e fortalecer a internacionalização dos negócios brasileiros.