Ficomex 2025: Goiânia recebe mais de 100 países para debater comércio exterior e inovação

Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central será realizada de 4 a 6 de setembro com foco em negócios, sustentabilidade e transformação digital
Ficomex 2025
Presidente da Acieg, Rubens Fileti, no evento de lançamento da Ficomex 2025 em Brasília (Foto: Ronaldo Silva)

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, Goiânia sedia a Ficomex 2025, a Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central. O evento busca fortalecer negócios, ampliar investimentos e diversificar relações comerciais. Mais de 100 países de quatro continentes estarão representados por embaixadas e câmaras de comércio na quarta edição da feira, número que mais que dobrou em relação ao ano anterior e corresponde a mais de 55% das nações do mundo.

A União Europeia, o continente africano, China, Canadá, Estados Unidos, México, Rússia, Argentina, Paraguai, Hong Kong e Arábia Saudita, entre outros, terão delegações presentes. Segundo Rubens Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, entidade organizadora ao lado da Faciest, a feira também incentiva negócios dentro do Brasil, promovendo networking entre estados, municípios, instituições, empresas e setores estratégicos.

“A Ficomex faz a conexão entre vendedores e compradores, sendo um grande estímulo ao setor produtivo do Brasil como um todo e proporcionando um ambiente de negócios mais saudável e sustentável, em todos os sentidos”, destaca Fileti.

Abertura

A cerimônia de abertura acontece em 4 de setembro, às 14h, com autoridades, representantes de governos, entidades e o embaixador da Feira, Gusttavo Lima. O acesso será restrito a credenciados e incluirá a entrega da Comenda Ficomex a personalidades ligadas ao comércio exterior. O jornalista Carlos Alberto Sardenberg fará a palestra magna sobre o tarifaço e seus impactos no cenário geopolítico global.

Palestrantes e programação

O tema da edição é “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”, norteado pelos pilares de educação, negócios e políticas públicas. Entre os palestrantes confirmados estão Carlos Alberto Sardenberg, o agrônomo Marcos Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, o economista-chefe do Banco do Brasil, Marcelo Rebelo Lopes, e o representante do INPI, Rodinelli Borges Oliveira.

A programação inclui exposições, apresentações culturais e rodadas de negócios. A ApexBrasil, vinculada ao MDIC, organiza rodadas entre empresas brasileiras e compradores da Europa, América do Norte, Oriente Médio, Ásia, América do Sul e África por meio do programa Exporta Mais Brasil.

Novidades

A edição 2025 trará novidades para aprimorar a experiência de visitantes e expositores. Entre os destaques, estão palestras e painéis simultâneos na Arena Ficomex e um espaço voltado para micro e pequenas empresas, em parceria com o Sebrae Goiás. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site oficial: ficomex.acieg.com.br.

A feira conta com o patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc.

Ficomex 2025
(Foto: Cristiano Borges)

Serviço: Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex)

Data: 4 a 6 de setembro de 2025
Horário: 9h às 19h (quinta e sexta) | 9h às 15h (sábado)
Onde: Pavilhão Azul – Centro de Convenções de Goiânia
Inscrições: web.eventogyn.com.br
Programação completa: ficomex.acieg.com.br.

Deixe um comentário