Fica chega a São Paulo com mostra especial no Memorial da América Latina

Governo de Goiás leva filmes premiados, debates e atividades educativas à capital paulista entre os dias 14 e 19 de novembro
memorial-da-america-latina-divulgação.
Foto: Divulgação
memorial-da-america-latina-divulgação.
Foto: Divulgação

Por Júnior Bueno

O Governo de Goiás realiza, entre os dias 14 e 19 de novembro, uma edição especial do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) em São Paulo (SP), no Memorial da América Latina. Reconhecido como o maior festival de cinema ambiental do Brasil, o Fica é também um dos mais importantes do mundo. Nesta edição, o pblico poderá assistir a 19 produções audiovisuais, entre longas e curtas-metragens, todos com entrada gratuita. Além disso, a programação  prevê mesas de debates, painéis e atividades educativas.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em parceria com a Fundação Memorial da América Latina e apoio da SPCine. Para a secretária de Cultura, Yara Nunes, a mostra reforça o papel de Goiás na produção audiovisual sustentável. “Levar o Fica ao Memorial da América Latina é um gesto de conexão entre territórios. Essa edição especial é um convite para que o Brasil conheça o que temos de mais potente. É uma honra contribuir com essa mostra que une Goiás a São Paulo, o Cerrado ao mundo”, afirma.

O presidente da Fundação Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono, destaca que o evento fortalece o diálogo cultural entre os países latino-americanos. “O Memorial é um território de encontros. Receber o Fica é reafirmar o compromisso desta casa com a sustentabilidade, com a arte e com o pensamento latino-americano”, diz.

Cultura e sustentabilidade

A abertura oficial será na sexta-feira (14/11), às 10h, com a participação da diretoria do Memorial e convidados. Depois, serão exibidos os longas Terra Encantada, de Robney Bruno de Almeida; Este é o Nosso Tudo, de Frederik Subei; Mãos à Terra, de Sérgio Guidoux; e Bye Bye Amazônia, de Neville D’Almeida. Durante a semana, o público também poderá conferir curtas premiados como Tingui, Lusco-Fusco, Rocha: Substantivo Feminino e Marés da Noite. Além disso, haverá debates sobre o protagonismo feminino na preservação ambiental e sessões especiais para escolas públicas.

O encerramento, no dia 19 de novembro, contará com uma mostra dedicada a produções indígenas e debates sobre espiritualidade e futuro sustentável. Entre os destaques, estão os filmes Jamming – O Ano em que Junior Marvin Morou em Goiânia e Goiânia Rock City. As atividades acontecem no Auditório Simón Bolívar e na Biblioteca Latino-americana Victor Civita, com painéis sobre sustentabilidade no audiovisual, protagonismo feminino e o papel das film commissions no fortalecimento do setor.

Realizado anualmente na cidade de Goiás, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Fica é um evento multicultural que une arte, ciência e sustentabilidade. A iniciativa é correalizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação RTVE, com apoio da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Turismo e Goiás Social.

Serviço – Fica no Memorial da América Latina

Evento: Edição especial do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás em São Paulo
Data: 14 a 19 de novembro de 2025
Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.