
Nesta sexta-feira (9), Goiânia será palco da primeira edição do Festival Taca Dendê, um evento que celebra a cultura afro-brasileira e destaca a musicalidade originária dos terreiros de candomblé e umbanda. Com entrada gratuita, a programação, que começa às 19h, contará com apresentações de artistas que irão interpretar canções autorais, além de clássicos da música popular brasileira, do cancioneiro de terreiro e de músicas em iorubá.
Entre as atrações, haverá apresentações do Mestre Goyano com o Samba de Roda da Serrinha e do Clube do Samba. Além disso, o público poderá participar de uma oficina de turbante, onde aprenderá mais sobre este símbolo de resistência, empoderamento, ancestralidade e orgulho da identidade negra.
A coordenadora desta edição do festival, Ana Azevedo, comenta que eventos culturais como este são essenciais para proporcionar um maior acesso da população à cultura afro-brasileira e, assim, combater o racismo e a intolerância. “E fazer isso ocupando com cultura de acesso gratuito um espaço tão tradicional da cidade como a Praça Cívica é duplamente especial”, completa.
O objetivo do festival é ampliar o diálogo entre artistas e público, promovendo a cultura e combatendo o preconceito. O projeto é realizado pelo Instituto Oju Oyá em parceria com o coletivo criativo Círculo Digital, com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
Conforme destaca a organização, a sexta-feira foi escolhida para data da primeira edição do festival por ser um dia importante para as religiões de matriz africana. Assim, quem se sentir à vontade está convidado a usar branco para celebrar a música, a fé e o respeito.
Serviço: Festival Taca Dendê em Goiânia
Data: nesta sexta-feira, 9 de maio
Local: Praça Cívica – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – St. Central, Goiânia
Horário: 19h
Entrada gratuita